terça-feira, 6 de outubro de 2009

O andar da carruagem dos processos

Louis Dreyfus
Devido à demora, a bota já era mais do que esperada...e chegou!

Bunge
Recebi um e-mail dizendo que vou receber as provas! E elas chegaram agora a pouco! ÊÊÊ!

Ambev
Fiz minha entrevista segunda. A Esther (agora sei que é com 'h' =D) estava lá com dois gestores da empresa, bem simpáticos. As etapas da Ambev são difíceis de dizer se fui bem ou mal. Você sai sem fazer a menor ideia do seu desempenho porque sempre rola uma certa pressão durante. Em até três dias úteis a resposta está no site.
Atualização: BOTA!

Penalty
Preciso parabenizar a Penalty pela atitude e postura. Como vocês devem ter lido no post de 6ª feira, falei sobre a avaliação de TI deles que era muito confusa. Outras pessoas também falaram comigo sobre o assunto com a mesma opinião. Sabe o que a Penalty fez?
Vejam o e-mail que recebi:

Bom dia,

Devido a dificuldade de acesso relatadas por alguns candidatos, faremos a etapa de avaliação de TI durante a etapa presencial (entrevista e dinâmica).

Grata pela compreensão.

Karla Palmanhani
Recursos Humanos

Simplesmente admirável! É muito bom ver que as empresas podem ter problemas, errar, se equivocar e dar a volta por cima. O mercado é assim. Negar falhas só as aumenta.
Enfim, parabéns de novo, Penalty.

International Paper
Essa bota me faz pensar mais ainda na hipótese de que muitas vezes os problemas dos processos seletivos não estão nas consultorias. Simplesmente objetiva, educada e transparente.
Vejam:

Olá candidato (a)!
Informamos que concluímos as análises das informações dos 17.714 candidatos que se inscreveram no processo seletivo para o Programa de Trainee International Paper 2010. Agradecemos a sua participação, mas você não foi classificado para a próxima etapa do processo.
É importante que você conheça a metodologia que utilizamos para fazer as análises após a realização de sua inscrição. Fizemos um estudo de classificação, por meio do qual todas as suas respostas na ficha de inscrição foram levadas em consideração. Deste estudo realizamos um ranking de todos os candidatos. Foram convidados para participar da próxima etapa
586 candidatos.
Vale lembrar que o fato de você não ter sido classificado para a próxima etapa deste processo não significa que você não tenha potencial ou talento.

Por isso continue tentando!
Desejamos muito sucesso em sua carreira profissional.

International Paper / Cia de Talentos

Natura
Enfim a 5ª tarefa foi concluída. Muita gente já mandou ontem para evitar congestionamentos no servidor. O meu grupo foi muito bacana. Apenas uma pessoa não participou (nem apareceu) e o mais interessante é que todos cumpriram suas obrigações, opinaram e “compareceram” às reuniões no MSN =)
Falamos sobre o Instituto JCA, que desenvolve um trabalho muito legal de formação educacional e profissional de jovens carentes. Agora, é aguardar as próximas etapas!

21 comentários:

  1. Oi Lili,

    Acho que a gente vai se conhecer na 6f no encontro dos trainees da Natura.
    Agora estou esperando a atv 6 que será 3d.
    Se der, publica uma notinha sobre o encontro no blog.

    bjs,
    Marianna

    ResponderExcluir
  2. Lili!!!

    Podes me adicionar no msn? Preciso falar com você. Anota aí: tassianip@hotmail.com

    Beijos e boa sorte nos processos!!!

    ResponderExcluir
  3. Lili,
    A demora nem sempre representa bota. Eu recebi o e-mail de convocação pro Day-by-Day da Johnson's ONTEM, bem depois da data que indicaram cmo final para o recebimento da resposta!

    Também tomei bota na entrevista da AMBEV e já estava esperando.

    Já agendou a sua entrevista com o Serapião (Americanas)?

    Bjs,
    Mariana (da dinâmica Americanas/B2W)

    ResponderExcluir
  4. Mariana,

    também recebi a convocação para o Day-by-Day ontem. Todas as opções são para o RJ.

    Só não sei como vou fazer para sair mais um dia do trabalho =/

    Bjos,

    Fabíola

    ResponderExcluir
  5. Fabíola,
    Estranho isso! Um amigo meu do RJ foi convocado pra SP. Que confusão!

    Bjs,
    Mariana

    ResponderExcluir
  6. Lili,

    Que estranho. Minha bota da International Paper não foi igual à essa que vc postou. Basicamente: "...e não identificamos alguns requisitos necessários para a sua continuidade no processo".

    Alguém já recebeu a bota da Wolks Caminhões?? Ridícula, diz que "não sabe" por que não fui classificado. Essa foi a melhor!!

    Beijo,
    Cesar.

    ResponderExcluir
  7. É lili essa bota da International Peaper que vc recebeu foi uma exceção viu, por que a minha foi aquela básica de sempre, estranho hein rssrsrrs, Próxima fase da Natura presencial, será que todos que responderam vão passar ???? Tomara estou ansiosa rsrsrrsr
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lili!
    Me bota foi totalmente diferente. veja só.
    Prezado(a) Candidato(a),

    Gostaríamos de agradecer seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para o Programa de Trainee International Paper 2010.

    Informamos não ser possível seu aproveitamento para a vaga em questão. Realizamos vários estudos estatísticos e análises qualitativas dos dados contidos nas fichas de inscrição de todos os candidatos e não identificamos alguns requisitos necessários para a sua continuidade no processo.

    Estaremos à sua disposição caso tenha interesse em participar de novos processos seletivos, pois tanto a International Paper quanto a Cia de Talentos possuem um banco de dados que você pode se cadastrar para participar de futuras vagas.

    Desejamos sucesso em sua carreira profissional.

    Atenciosamente,
    International Paper / Cia de Talentos

    ResponderExcluir
  9. Oi Lili...

    Tenho uma dúvida...vc sabe de alguma coisa sobre o processo do Grupo Pao de acucar?? Faz um tempãoo...que fiz as provas e ate agora nada...

    Bjuss! e Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lili!
    Vc fez a entrevista da AmBev no CDD de Jacarepagua? Foi facil de chegar ate la?
    Aiii to tao nervosa! Morrendo de medo das perguntas! As perguntas foram mais pessoais, traquilas?

    Muita boa sorte sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal,

    O meu bota da International Paper foi igualzinho ao da Lili. Explicando número de concorrentes e quantos foram para próxima etapa.

    Mas ainda estou com vários processos que não recebi nada ainda, como o GPA e Gafisa...

    Lili, fica tranks.. que daqui a pouco vc vai chegar aqui falando ql empresa vc escolher para sr trainee!!

    ResponderExcluir
  12. Lili,
    Gostei muito de saber da postura da Penalty. Muitas empresas nos conquistam na hora de reconhecer e corrigir um erro. Que ela seja exemplo para as demais. Outra empresa q adota uma postura semelhante é a Across. É uma das poucas empresas de RH que eu não tenho o q reclamar. Tenho certeza q ela ainda vai crescer muito e representa uma grande ameaça p/ a concorrência.

    ResponderExcluir
  13. A minha bota foi igual a de alguém aí em cima.

    Agora vamos esperar a atividade de avaliação da Natura.

    Tb espero a resposta da Unilever.

    Lili, como vc aguenta trabalhar e fazer 1000 trainees?
    Até 6f!

    bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
  14. O e-mail que recebi da International Paper foi igual ao postado...
    Mariana,
    a questão acho que foi a escolha que ele fez na inscrição.

    Bjos,

    Fabíola

    ResponderExcluir
  15. Lili, queria deixar aqui meu desabafo tb, pode?
    Depois da bota da J&J, que até que fui longe: entrevista, foi a vez da dinamica da Whirlpool ... o mais engraçado é que eles falaram que eu não tinha poder para delegar funções, mas deleguei o que cada um iria falar (aquele esquema de se organizar)... Achei contraditório... e o que não é contraditório nesses processos:
    Vc tem que ter espírito de liderança, sem ser ditador e claro tendo espírito de equipe;
    Ser dinâmico, mas não pode mostrar ansiedade;
    Vivencia internacional é obrigatória, conhecer outros planetas pode ser um diferencial;

    Dai temos que ouvir de um me*** de recrutador em entrevista de jornal que eles não encontram candidato, que sobra vaga... LÓGICO, QUEREM O CARA PERFEITO... vão morrer solteiros, como diria a titia para a sobrinha de 35 anos que ainda nao casou esperando o principe encantado.

    ResponderExcluir
  16. E ai Lili, td bem?

    Bom, deixa eu compartilhar meus processos tb.

    Ambev, bota já na triagem!
    Internacional Paper, estamos na mesma, bota igual.

    Minha luz no fim do túnel até agora é a Louis Dreyfus, fiz a dinâmica tem uns 14 dias, até agora nada, segundo a pessoa que conduziu a dinâmica, a próxima fase começaria dia 15 de outubro em outros estados. Vamos ver o que dá.

    Tomei vários botas já, alguns na triagem, outros nas provas. Os pela triagem me dei conta que é devido o fato de eu ter colocado inglês avançado ao invés de fluente, mas já to mudando os que for possível, e das provas não sei, ou o pessoal tá muito qualificado ou eu que sou muito burro, rs.

    Só não podemos desanimar!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Marianna,

    Vou falar sobre o encontro aqui sim, só não posso mais garantir se vou =(
    Deve rolar uma viagem no feriado, mas eu aviso!


    Mariana,

    Ainda bem q vc falou que era da LASA...hehehe
    Não marquei nenhuma data não, só recebi o e-mail falando que eles iam agendar, e vc?


    J@ne,

    Acho que essa etapa da Natura que acabamos de fazer ainda terá complementos para a avaliação dos compenentes do grupo. Acho um pouco difícil que todo mundo que fez a atividade vá para etapas presenciais, é muita gente!


    Natalia,

    Já tentou olhar no Orkut? Eu não recebi nada desse processo =/


    Isabele,

    Foi em Jacarépagua sim e eu cheguei muito tranquilamente. Na verdade cheguei mais de uma hora antes. Se você quiser, me manda seu e-mail que eu tento te ajudar a chegar lá.


    Marianna,

    EU NÃO SEI! =D


    Ah! Desabafos são bem-vindos, tá? O espaço é nosso! =)

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  18. Olá Lili, pelo que tenho visto pensamos de maneira parecida sobre muitas coisas. No caso do processo da I. Paper, recebi a mesma mensagem que você e algumas outras pessoas.
    Se possível me add no msn pra gente bate um papo.

    rodrigo_hideki_jp@hotmail.com

    PS: Aos interessados em trocar idéias estamos ai

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. obs: Dá um jeitinho de ir amanhã no encontro, nem que fique 5 min.

    bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
  20. Já que desabafos são bem vindos.. genteee: o que a Ambev quer? SOCORRO!


    fiquei muito triste!

    bj,
    Dani

    ResponderExcluir
  21. e ai pessoal, ainda continuo nos processo da I.P.. Essa semana to indo pra dinamica deles em SP. Alem da Votorantim celulose e papel, é o único trainee que estou me candidatando, uma vez que como Engenheiro Florestal (embora outras empresas peçam apenas Engenheiro, sem especificar qual), seriam as empresas que eu teria maiores possibilidades, mesmo por ja ter feito estágio lá, como já ter cursado parte de minha graduação nos Estados Unidos como bolsista da FIPSE. Tem mais alguém q ainda esta no processo, e possa dar alguma dica legal??
    Grato pela atençao...abraços...

    ResponderExcluir