segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As nossas escolhas

Todos nós já ouvimos falar que “participar de processos seletivos é um grande aprendizado”, e é mesmo. A gente acaba se deparando com situações que nos colocam à prova e nos fazem enxergar melhor quem nós somos e principalmente o que queremos.

E isso aconteceu comigo.
Percebi qual o meu critério para as escolhas de vida, seja uma empresa, emprego ou qualquer decisão: quero estar onde eu possa ser feliz.

Ok, Lili, mas isso todo mundo quer!”

Na verdade não. O que acontece é que costumamos ter uma série de critérios que nos atraem para determinadas empresas. Pode ser dinheiro, status, afinidade com o negócio, possibilidade de trabalhar fora do país ou de atuar em uma área muito específica, entre outros. Eu também tenho esses critérios e os julgo importantes, mas precisamos hieraquizá-los de alguma maneira.

Lógico que eu não sou nenhum 'fenômeno do autoconhecimento' para ter chegado a essa conclusão sozinha, algo me fez enxergar isso. Há algumas semanas, me vi em uma situação em que nem todo o dinheiro do mundo me faria querer aquela oportunidade e foi ai que eu percebi que, antes de qualquer outro benefício, preciso acreditar que vou ser feliz naquela empresa, e que as pessoas a minha volta também estarão em um ambiente propício a isso.

Pode ainda estar soando um pouco incoerente, mas muitas empresas não tem essa prioridade e eu não as julgo mal por isso, são escolhas. Não estou falando em trabalhar pouco, mesmo porque, pra mim ‘ser feliz’ inclui trabalhar muito e com paixão, mas em algumas etapas presenciais a gente percebe nitidamente o clima de quem trabalha na companhia. Em alguns lugares as pessoas falam como se tivessem construído a empresa sozinhas, de tanto orgulho e prazer em estar ali. Já em certos lugares, parece que a pessoa saiu de um enterro e foi conduzir o processo seletivo. Essa diferença sutil e até mesmo inútil para alguns, se tornou um grande critério do que eu realmente quero pra minha vida.

Enfim, esse post é bastante particular. Não falei nada aqui que deva ser usado como conselho ou dica, foi apenas uma constatação importante pra mim e me faz julgar melhor as oportunidades que vão surgir pelo caminho. Talvez, o conselho disso tudo seja apenas um: encontrem os seus critérios.

12 comentários:

  1. Lili,

    Eu costumo dizer que:

    "Tudo na vida se resume a uma lista de prioridades"

    Nunca iremos concordar com tudo e todos sobre qualquer que seja o assunto. Sempre existiram EMPRESAS e empresas, nos caberá apenas descobrir quais são as nossas prioridades para poder realizarmos as escolhas.

    P.S: Acabei filosofando aki!xD

    Mto bom o Blog,

    Marcelo Coelho.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lili! Tudo bem?

    Me identifiquei muito com esse post! Nessa maratona de processos seletivos, passei por uma situação que me fez chegar a essa mesma conclusão. Em um determinado processo, apesar de ter como primeira opção trabalhar na área X, fui direcionada para participar do painel para outra área...
    Questionei esse direcionamento, mas fui ao painel mesmo assim. Quando vi os outros candidatos e a atividade que o trainee desempenharia após o término do programa, o meu primeiro pensamento foi: "O que eu estou fazendo aqui?". O perfil para aquela vaga não tinha NADA a ver comigo. Eu não seria feliz naquela posição, apesar de gostar muito da empresa, de me identificar com ela. Talvez eu esteja sendo exigente – afinal, estou apenas iniciando a minha carreira -, mas naquele momento, eu percebi que entrar em uma empresa bacana não é tudo pra mim. Eu quero trabalhar com paixão, quero fazer algo que me deixa feliz – o que me “fez lembrar” que foi por isso que resolvi procurar outro emprego...
    Bem, foi só um comentário-desabafo. E a busca continua...
    Beijos,
    Andréa.
    p.s. Vi no twitter que você vai não-dormir no ônibus hoje. Você não gosta de tomar Dramin? Tomo um e só acordo na rodoviária de SP! Hehe =)

    ResponderExcluir
  3. Lili,
    Obrigada por responder meu comentário (no post anterior).
    E na lista das nossas prioridades, acredito que felicidade deveria vir sempre em primeiro lugar.
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Acredito nisso também. não há como ser bom, ser "o cara" sem ser feliz no seu trabalho.
    Lili, só quero lhe dizer q vc vai ser trainee, cedo ou tarde, és diferenciada e me parece, competente. Grande bj, teu fã

    frog

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili!

    Concordo muito com teu post. As vezes a gente se encanta com a opinião dos outros sobre determinada empresa e nem sabe se realmente gosta dela. Se apaixona por uma imagem, de outra pessoa, ao invés de uma própria. Acho que as dinâmicas acabam sendo uma forma da gente também conhecer a empresa e ver se é tudo aquilo mesmo, né? ;)

    Lili, passei aqui por dois motivos. Primeiro pra te desejar mta boa sorte no painel da Danone amanhã, tenho um amigo q vai fazer contigo!! Tomara q vcs dois passem, mesmo, torço mto ;)

    E em segundo pra contar que sexta-feira conversei com meu chefe e foi super tranquilo, ele aceitou super bem. Fiquei mega feliz! E 5a estou indo pra SP fazer a dinâmica da Nestlé! Pena que nao vai ter chocolate lá rsrsrs.. ;)

    Bom, é isso! Boa sorte e sucesso pra ti, sempre!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Muito interessante pois provoca uma reflexão que não é nada banal. Gosto disso. Hoje eu diria que meu critério é estar, num lugar em que eu esteja feliz, também, assim como você! E o que é que me faria feliz? Não um lugar em que eu tivesse que trabalhar pouco. Não quero apenas me acomodar no mundo. Quero crescer e me superar, sempre. Quero estar num lugar em que ele valorizem meus esforços, invistam na inteligência das pessoas que ali estão. Quero que valorizem a inteligência, os valores que você pode agregar. Quero um lugar que me veja como uma pessoa e que me respeitem, de verdade. Não me sinto um fênomeno intelectual, mas sinto falta de estímulo e valorização em relação a isso. Acho que muitas empresas pecam nesse quesito. Pecam em não querer saber exata e verdadeiramente o que se passa pela cabeça de seus funcionários, suas opiniões, suas visões.
    Pecam também por não investir pesado de verdade e com qualidade na formação contínua do colaborador, não apenas um curso para fazer "política". Fingimos que oferecemos oportunidades de complementar sua formação e você finge que está aprendendo, aproveitando algo disso.
    Eu quero estar num lugar onde eu possa aprender coisas novas sempre, de verdade e que minha capacidade de aprender e compartilhar seja valorizada, incentivada, potencializada.

    Adorei a reflexão que seu post permitiu fazer. Adoro seu blog, sempre muito bacana, textos super bem feitos.

    Torço muito por você nessa loucura dos processos seletivos, Lili!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Lili,
    Queria aproveitar o espaço do seu blog para parabenizar a Cia de Talentos. O problema que estávamos enfrentando com o sistema do banco de dados deles foi solucionado. Eles reconheceram a falha e a superaram. Contribuiram com uma grande lição para os futuros trainees, mostrando que erros acontecem e cabe a nós aprendermos com eles. Eles devem ter tido um grande trabalho, mas ele será recompensado com uma boa imagem.

    ResponderExcluir
  8. Vc foi sutil, mas disse tudo! Quem te conhece um pouquinho entendeu a msg.
    Eu me inscrevi para a empresa Z. Estou concorrendo e tal. O salário é bem alto, mas acho que não seria feliz lá, logo não posso aceitar a vaga. Parece sem sentido, mas temos que ter planos B. Se não passar na tal empresa que eu tanto quero, vou aceitar ficar um tempinho nesta outra empresa que não me empolga, mas vou ganhar experiência e fazer um pé de meia.
    Eu quero a alternativa A!

    Só um obs: vc viu o grito de guerra que eu criei no e-mail? Concorda cmg?

    bjs,
    Mari (irmã)

    ResponderExcluir
  9. Liliiiii... num sabia que era hoje a proxima etapa da danone!!
    Tomara que tenha dado td certo por la!!

    Esse post eh bem verdadeiro,e confesso que já me perguntei sobre isso.. só cheguei a pensar que não estou mt em fase de desperdiçar!!! Será?

    E lili, que vc acha da ideia de agitar aqui no blog o próximo encontro da galera??rs

    Bjaum

    ResponderExcluir
  10. Olá Lili!
    Muito interessante vir aqui e ler isso justo hoje!
    Fiz uma dinâmica ontem e senti que realmente não pertencia àquele lugar... Acho importante a gente fazer esta escolha também, e não nos perdemos no que parece uma boa oportunidade de emprego, mas que não vai nos fazer feliz.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lili!
    Tb penso como você, o que me leva a pensar naqueles que se inscrevem em 50 processos seletivos. Será que essas pessoas estão realmente interessadas em trabalhar nas empresas dos processos ou o que interessa mais é o status de ser trainee?
    Pensando bem, acho que me falataria paciencia para estar em 50 processos seletivos, eles exigem mta atenção e trabalho! Não aguetaria mais ver testes online pela frente! hahaha
    Lembrando que passar em um trainee é um grande desafia, mas acredito que o desafio maior ainda vem depois, que é mostrar o seu trabalho e pq vc passou.

    bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  12. Legal vê seu amadurecimento durante esse (curto) tempo. O tempo nos ensina se assim quisermos.

    Parabéns.

    ResponderExcluir