domingo, 2 de agosto de 2009

A gente se entende

Olá pessoal!

Conforme falei para vocês, está oficialmente começando a seção "A gente se entende", onde eu vou colocar as respostas para os comentários que alguns de vocês fizeram em posts anteriores. Queria lembrar (de novo!) que eu não sou especialista, expert e nem guru, logo as repostas são baseadas na minha breve experiência e na minha opinião como amiga, ok?

Let's do it now...

1) Como saber se meu inglês é fluente?
Essa foi do Mariano e a Mariana também perguntou sobre o tema recentemente. É uma pergunta muito pessoal, mas acredito que muita gente deve se perguntar se o nível de inglês que tem é suficiente para encarar uma entrevista em outra língua. O nível exigido varia de empresa para empresa, o que dificulta ainda mais conseguir um parâmetro. Se a questão for o inglês falado, talvez procurar um amigo que realmente fale inglês ou até mesmo se aventurar em chats de outros países pode te ajudar a ter uma noção de como anda sua proeficiência. Se a preocupação for mais séria você ainda pode procurar os locais que aplicam testes de certificação internacional como o TOEIC e o TOEFL, que te dão um certificado e você ainda pode colocar no cv. No começo do ano procurei informações sobre o TOEIC e descobri que estava R$198, mas não sei se o preço varia de acordo com o local que aplica a prova.

Ainda sobre o tema inglês, eu achei no blog English Curiosities, da Ana Paula, um post absurdamente completo com dicas para a entrevista em inglês (relendo o texto dela eu fiquei com vergonha da resposta que eu escrevi aqui.)

2) Como são as etapas dos processos seletivos?
Essa também foi do Mariano e eu ainda estou devendo essa resposta porque acredito que esse tema merece um post especial. Em breve!

3) Qual o nível, o conteúdo e o tipo de preparação necessária para os testes de inglês e raciocínio lógico?
Muita gente perguntou sobre esse tema. Fiz um post a pouco tempo sobre esse assunto. Se ainda restarem dúvidas, podem comentar que eu respondo, ok?

4) Intercâmbio / Vivência internacional é necessário?
Esse é um tema interessante levantado pela Caroline e gerou uma discussão muito boa no tópico da Unilever. O fato é que todo mundo tem feito intercâmbio e eu confesso que já fui muito grilada com isso, já que eu nunca fiz. Inclusive desisti do intercâmbio que eu faria no ano passado (eu ia passar 1 ano em Portugal).
Exatamente por todo mundo fazer intercâmbio hoje em dia, eu acho que isso já deixou de ser diferencial, e como a Ju falou, eles usam essa experiência para saber como você se vira sozinho e se adapta em situações adversas. Você não precisa ter ido para outro país para mostrar que pode superar obstáculos.
Como eu falei, hoje em dia todo mundo faz intercâmbio e você pode até ficar chateado(a) no meio de uma dinâmica por ser um dos único sem essa experiência, mas é só não abaixar a cabeça e valorizar o que você tem de melhor.
Como a Ju também falou (e muito bem): "Eles querem como trainee quem mais pode contribuir para a empresa, não quem tem mais dinheiro."

5) Experiência profissional, melhor ter ou não?
O Bruno levantou a bola de que alguns processos preferem candidatos sem experiência e perguntou sobre estágio. Nesse mesmo tópico, o Alê veio com a situação inversa, o caso de um candidato com experiência e um pouco mais de idade.
A maioria das empresas preferem candidatos "sem vícios" e por isso a pouca experiência parece atraente, já que eles podem moldar a pessoa conforme o perfil da companhia. Mesmo assim, fazer estágios deve ser bem visto em praticamente todos os processos seletivos, já que você ainda não teve tempo de adquirir e consolidar hábitos de outras companhias, mas já tem uma noção das responsabilidades e rotina corporativa.
Nunca vi nenhum parâmetro oficial sobre idade para ser trainees, mas percebo que eles preferem quem tem 27, estourando 28 anos. No caso de um profissional que já teve o cargo de gerência em outras companhias, a situação é um pouco mais delicada, já que eles podem considerar overqualified para o cargo de trainee, que tem o objetivo de ensinar tudo para quem "supostamente" ainda não sabe nada. Talvez fosse interessante procurar uma consultoria de recolocação profissional para que eles pudessem dar indicações mais específicas.

6) O Trainee 2010 podia ter um calendário com as datas dos processos que estão abertos e os que já encerraram as inscrições para facilitar a busca por informações, não?
A sugestão do Bruno é altamente pertinente e eu fiquei empolgada, mas como vocês devem ter percebido pelo estilo simples do blog, eu não tenho uma boa relação com HTML e sofro um bocado para mexer no layout do blog. Se alguém souber como posso fazer isso, colocando algo na lateral do site, fale comigo que implementaremos assim que for possível.


Bom, ficamos por aqui. Se vocês tiverem mais alguma dúvida, ideia, sugestão ou crítica, mesmo que sobre esses assuntos, fiquem à vontade para comentar, ok?

15 comentários:

  1. Muito manero esse calendário! Será que é difícl fazer? Tô pesquisando sobre ;)
    http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/projetosApoiados/Paginas/CalendarioAtividades.aspx

    ResponderExcluir
  2. http://www.infrosul.com.br/agenda/month.php Achei esse calendário online, não sei ainda como funciona, é meio feio, mas pode ser uma opção...

    ResponderExcluir
  3. Também tem o Google Agenda...e parece que tem uma opção de compartilhamento...Acho que tô me empolgando! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Sugiro a agenda do google. Você cria a agenda lá, deixando-a pública. Depois divulga o endereço e depois quem quiser é só clicar no link para adicionar a sua agenda e o google faz o resto.

    ResponderExcluir
  5. Olá...gostei do seu blog...sugiro que vc tb me siga..quem sabe não trocamos mais informações sobre Publicidade e Propaganda. http://talentoescondido.blogspot.com/

    Tenho twitter tb http://twitter.com/JoaoGoulart

    Saudações e até la

    ResponderExcluir
  6. Lili, quanto ao inglês eu recomendo para quem quiser se certificar o FCE (First Certificate in English) da Universidade de Cambridge, reconhecida mundialmente, é um belo de um diferencial no curriculo.
    Eis o site:
    http://www.cambridgeesol.org/brasil/exames/fce/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili,

    Eu concordo com o Leandro, sugiro a agenda do Google!! É EXCELENTE! E, se quiser, posso te ajudar a compilar essas infos, já que tá tudo espalhado...

    Como sempre, adorei suas dicas de sites externos. A de entrevista em inglês caiu como uma luva. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Ah, quando der, acessa meu blog: http://pe-na-europa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Lili...
    Gostaria de parabenizá-la pelo blog. Acompanho os processos seletivos todo dia pelo seu blog e acho muito proveitosos seus comentários acerca das provas que realiza. Também estou nessa fase de "recém-formada" e prestando provas para Trainee.
    Parabéns novamente.
    Daniele M Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Ah, percebi uma coisa na prova da Unilever: os 6 meses de Sudoku diária que fiz ajudaram MUITO naquelas questões que temos que montar embalagens e identificar designs. Estou há 4 meses sem fazer um problema de lógica e hoje de manhã fui na banca e comprei 2 revistas coquetel de Sudoku e uma revista super maneira chamada "Como pensar com Lógica", também editada pela Coquetel. Qual não foi minha surpresa quando vi, nessa revista, no nível médio, aqueles problemas da Unilever em que temos que identificar qual sinal (adição, subtração, multiplicação ou divisão) devemos colocar para que a equação fique correta..... =D Acho que estou no caminho certo.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    tudo bem?
    Uma mulher com formação em ciências humanas pode se tornar trainee?
    Sou formada em letras português/inglês e tenho 29 anos, gostaria de saber se com essa formação e idade ha chances pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    A todos os que pediram a agenda do Google de processos seletivos: já estou trabalhando nisso. Confesso que estão me dando um bom trabalho, primeiro pq eu tive que fazer um levantamento de todos os processos que publiquei (54 no total) e não consegui o período certinho daqueles que já terminaram. Minha ideia era fazer um mega calendário de tudo que eu publiquei para deixar até mesmo para os próximos anos, assim as pessoas teriam uma noção de quando os processos ocorrem, mas não será possível. Vou colocar todos aqueles que ainda estão abertos e estou completando com as informações dos posts em cada evento da agenda. Em breve!!

    Bia,

    Não costumam abrir trainees especificamente para a sua área, mas tem muitas empresas que não dão restrição de curso (ex: Grupo Pão de Açucar que abriu esses dias) e você pode se inscrever. Com relação a idade, o que costumamos ver é que a média máxima geralmente fica em torno de 28 anos, mas sempre existem exceções.
    Acho que se você puder, não custa nada tentar.

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  13. Lili, acabei de achar seu blog enquanto procurava sites relacionados a programas de trainee 2010, confesso que fiquei "assustadissima" com seu currículo e parei um mometo para refletir... qual o caminho a seguir e pq ainda me sinto tão perdida profissionalmente. Acabei de me formar em Gestão de RH e gostaria de saber sua opinião a respeito das graduações tecnológicas, me parece que existe um certo preconceito das empresas com relação aos cursos politécnicos, pois td processo que me inscrevo não consigo ir muito além, queria ter a opinião de uma pessoa que participa ativamente desses processos para saber se essa questão realmente influi na hora da escolha?

    ResponderExcluir
  14. Thalita,

    Me manda um e-mail que a gente conversa:
    liliane.fonseca@gmail.com

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  15. Lili,
    meu e-mail thalitamanhaes@hotmail.com

    ResponderExcluir