quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Programa (Curiosos) Próximos Líderes

????????? - Mistério revelado: Natura!
Inscrições até dia 7 de setembro de 2009, aqui.

Cursos: sem restrições.

Requisitos: formados entre julho de 2005 e dezembro de 2009, desejável conhecimentos de inglês e é imprescindível a disponibilidade para residir em um local que não seja o seu local de origem.

Se você ainda não viu o vídeo (apaixonante!) que apresenta esse programa, preciso explicar: as interrogações não são à toa. Eles estão fazendo questão de não dizer o nome da empresa. Já procurei informações em todos os lugares e nada. Analisei as cores, a fonte e a logo do programa e nada. Olhei os clientes da Across e surgiram vários palpites, principalmente no Orkut, mas nada concreto ainda.

Assim que você se inscrever, receberá um e-mail com a primeira etapa, que é uma atividade online. Eles pedem para que você tenha caixas de som e microfone. Para essa etapa o microfone não é necessário, já que consiste em responder apenas uma pergunta. De qualquer forma é melhor providenciar um microfone logo porque o processo tem etapas online individuais e coletivas, incluindo uma rede social na qual os candidatos vão interagir e serão avaliados uns pelos os outros. Tenso, não?

Como quase não temos informações, acho importante ler com atenção tudo que tem no site, principalmente a parte do "Quem somos". Mesmo não tendo nenhuma informação clara, foi muito bem escrita.

Enfim, um processo que promete muitas surpresas. Espero que esse ânimo inicial se mantenha por todas as etapas e no final a gente possa dizer: "Esse pessoal que entrou, mereceu!"

E nós achando que nada poderia ser mais surpreendente que a Unilever =)

50 comentários:

  1. Eu já to inscrita nesse programa, já respondi a pergunta, mas o mistério é tanto sobre a empresa que eu to super apreensiva.

    Nossa, é tanto segredo. Mas deve ser uma coisa muito boa e só vai em frente quem tá muito afim...

    ResponderExcluir
  2. to adorando seu site.. lili.. ja te indiquei para varias amigas da faculdade.. e to torcendo demais pra vc!
    se cuida

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    já faz algum tempo que acompanho o seu blog que, para mim, funciona como um roteiro dos processos de trainees por aí! Muito bom, cheio de detalhes e links que interessam.

    Ao contrário da maioria do pessoal do orkut, não gostei da estratégia de comunicação do programa "proximos líderes". Acho que a apresentação do nome da empresa é indispensável, pelo menos antes da inscrição para o programa.

    Eu estou sendo extremamente seletivo nos processos que estou me inscrevendo. Isso ocorre porque já sei exatamente em que áreas quero trabalhar, já tenho uma certa experiencia e, como estou trabalhando, não tenho tempo para ficar comparecendo em muitos eventos como entrevistas, dinâmicas de grupo e etc... Além disso moro longe de São Paulo.

    A proposta da comunicação é que nos apaixonemos por algo que não conhecemos. Infelizmente, se não conseguir o nome da empresa, não farei minha inscrição... Espero que não esteja perdendo a oportunidade de participar da seleção de alguma empresa que eu gostaria de trabalhar.

    Na minha opinião, quanto mais claro o processo, melhor ele é. Essa comunicação é muito interessante para lançar novos produtos, para direcionar carreiras, não.

    Parabens pelo blog!

    Boa sorte nos teus processos!

    ResponderExcluir
  4. Bruno,

    Adorei o seu posicionamento, não por ser diferente, mas por ser firme e objetivo. Parabéns pela opinião e obrigada por ter dividido conosco aqui no blog.

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Olá Lili

    Como todos aqui gostaria de primeiramente te parabenizar por este blog. Muito interessante a sua iniciativa e, te garanto, vem ajudando muita gente. Indiquei para vários amigos também.

    Achei muito interessante essa nova forma de abordar o processo seletivo feita pelo programa novos líderes. Espero me apaixonar pela empresa e que eles se apaixonem por mim também!

    Outra coisa, o processo de trainee da oxiteno está aberto. Encontra-se no site www.oxiteno.com.br.

    ResponderExcluir
  6. Eu também estou muito interessada e animada com esse processo. Não me inscrevi, mas só o fato de saber que tem empresas querendo inoar na seleção já me deixa feliz. Só que também acho importante o nome da empresa. No meu caso por eu ser engenheira de alimentos e tá, é engenharia, é amplo, mas eu quero trabalhar numa empresa da área. Agora estou pensando se ficar animada com a idéia, apaixonada pela empresa, pela inciativa,e acabar descobrindo que não é na minha área... vai ser triste! rs

    ResponderExcluir
  7. Acho que para a maioria das pessoas que participam dos programas de trainee uma das coisas que mais atrai e motiva a participação é o nome da empresa.
    Acho que o objetivo desse processo é buscar quem realmente quer desafios na carreira e está aberto a qualquer tipo coisa.

    No mínimo bem interessante esse processo! :D

    fui!
    bjus!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, consegui uma informação sobre a empresa (tá bom, não é uma super informação, mas acho que tá valendo): É uma multinacional que tem a sede principal nos Estados Unidos.

    Ajuda?! Não né...

    Mas fica a dica...

    =)

    ResponderExcluir
  9. Surpreendente!!!

    me arrico num palpite..Eu acho que esse programa trainee é um paralelo de alguma empresa que já possua um programa trainee estabelecido, porque se não for isso, os concorrentes já saberiam de qual empresa se trata...talvez seja da própria unilever.... ou esquecendo tudo isso, vale do rio doce?!!

    Boa recomendação Lili, e parabéns pelo blog!

    Paulo Humaitá

    ResponderExcluir
  10. Liliane e Paulo,

    Ha fortes indícios de que seja a Vale. No início de Agosto enviei um email á Vale questionando sobre a data e detalhes do programa Glabal Trainee 2010, programa que tenho muito interesse em fazer parte, e eles responderam simplesmente no email: "O processo para o Global Trainee deste ano será diferente dos anos anteriores e não podemos divulgar informações por enquanto."

    Intrigante. :)

    Bruno, seu comentário foi excepcional. Conciso e coerente. Parabéns. No entanto, pelo que deu para perceber do seu perfil (através de suas poucas palavras) eu gostaria de sugerir que você se inscrevesse sim no programa. Afinal, por mais que a empresa não tenha divulgado seu nome, nem outro detalhe mais relevante, uma empresa que se preocupa em avaliar primeiramente a similaridade existente entre os valores dos inscritos e seus próprios valores, com certeza merece uma atenção especial.

    Um forte abraço,
    Thiago Pereira

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom a apresentação deste programa! :) Vídeo excelente mesmo. Uma dúvida: eu respondi a pergunta e até agora nada de chegar mensagem de confirmação... vocês receberam alguma coisa? Só recebi confirmação da inscrição.

    ResponderExcluir
  13. Lili,
    queria agradecer novamente por todo esse seu trabalho de divulgação de vagas aqui no Blog... este é uma processo que eu NUNCA me inscreveria se não tivesse visto aqui! ;)

    E Bruno,
    não que eu tenha alguma coisa com isso... mas pode ser que vc não tenha reparado, então achei legal falar pra vc não deixar de participar de um processo que talvez seja legal pra vc!
    Eles divulgam o nome da empresa ainda nas etapas online! Então se a disponibilidade pra prticipar de entrevistas e dinâmicas for o que estiver pesando... de repente vale a pena arriscar e se vc não se identificar pode desitir antes de ter tido qq "prejuízo".#ficadica

    Beijos,
    Isabel

    P.s: Eu proponho um bolão! rs... E pra começar meu palpite fica sendo a Siemens. Any other guesses!?

    ResponderExcluir
  14. Como ficou sabendo do processo de seleção:
    > Outros
    http://trainee2010.blogspot.com

    De tanta recomendação vão acabar usando o blog pra publicidade de trainee =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Lili,

    Parabéns pelo blog, acho muito boa a idéia e com certeza tem ajudado bastante gente. Escrevo para avisar que agora na semana que vem irá acontecer na POLI-USP uma feira de recrutamento, chamada Workshop Integrativo (www.workshopintegrativo.com). É bem interessante para estágio e trainee. Sempre tem estandes de grandes empresas, onde você pode conversar com funcionários e se inscrever nos processos. A entrada é franca e dá pra cadastrar o CV no site! Espero que ajude!

    Juliana

    ResponderExcluir
  16. Bom, ainda parece bom demais pra ser verdade... querem que nos apaixonemos... cheios de valores... ai na hora H é um Banco.. heheh... ai nem viagra segura a minha brochada! brincadeira...
    O fato é que conseguiu me deixar feliz de saber que ainda existem empresas que valorizam pessoas e não currículos. É isso mesmo! Meu CV é muito fraco perto dos super-stars por ai... mas não ruim tb não!

    Lili, espero muito esbarrar com vc nos processos por ai... Ah, eu sempre indico o seu site, mesmo se eu não fiquei sabendo do processo através dele =P

    Bjoss a todos...

    ResponderExcluir
  17. Ola, gostei do seu blog......Eu tenho um blog parecido com o seu e estou no mesmo caso que o seu.....Faço estagio e estou na batalha para ingressar em programa de trainee.....Olha meu blog....http://traineeworld.blogspot.com/

    Beijusss.....Até mais.....

    ResponderExcluir
  18. Oi Lili!
    Essa semana saiu uma reportagem no Yahoo! Notícias sobre trainees e estágios.
    E reportagem é bem interessante. Segue o link, caso vc se interessar:
    http://br.noticias.yahoo.com/s/12082009/48-entretenimento-estagiar-ou-nao-eis-questao.html

    ResponderExcluir
  19. opa, errei o link!
    segue o correto:

    http://br.noticias.yahoo.com/s/12082009/48/entretenimento-estagiar-ou-nao-eis-questao.html

    ResponderExcluir
  20. Gente, que pergunta é essa que todo mundo respondeu e eu não???

    Ah, DUVIDO que seja a Siemens. Fui estagiária lá, eles mal mantém um RH, quem dera um processo desse jeito! O máximo é o PDT (e saía cada figura...rsrsrs)

    ResponderExcluir
  21. O interessante foi a possibilidade das pessoas poderem dar opiniões sobre as outras. Bacana isso. Vamo ver no q vai dar. meu curriculo foi aceito e vai ter teste on line ne?
    beijão e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  22. Olá,Lili! Tudo bem? Meu nome é Daniel Dutra, sou mestrando em Ciências Veterinárias pela UFLA, e gostaria que você me tirasse uma duvida!Hoje recebi um email de Across Desenvolvimento Organizacional(marketing@divulgacao.across.com.br). Porém não o abri, acreditando ser um vírus.Foi, então que tive a idéia de jogar no google e caí aqui no seu blog! Gostaria de saber se realmente foi a equipe de vocês que me enviou esse email!
    Desde já agradeço sua atenção!
    Obrigado
    Daniel Dutra

    ResponderExcluir
  23. ops....foi mal...eu gostaria de saber se vc conhece esse email? agora q entendi seu blog....hehe...desculpa ae!mas de qualquer forma, se puder me ajudar ta valendo!
    bjao!

    ResponderExcluir
  24. ahhh...e ja tava eskecendo! o assunto da msg era "Programa Próximo Líderes"....

    ResponderExcluir
  25. EU chuto que seja a Rohm & Haas (olha no Google)

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos!
    Nossa...quantos comentários! Esse processo realmente tá dando o que falar. Vamos às respostas!

    Jordana,
    Adorei a indicação da matéria! Sabe se esse conteúdo estará disponível online? Muitos que leem o blog, assim como eu, não são de SP, assim podem ter acesso.

    Blindmetal,
    No seu e-mail de confirmação do cadastro deve ter um link para a primeira atividade online, que é responder a uma pergunta.

    Fabiana,
    Assim como falei pro Blind aqui em cima, no e-mail de confirmação do cadastro tem um link. Nesse link você encontra 4 vídeos com breves instruções e uma pergunta que você deve responder. É preciso caixa de som, ok?

    Cibele,
    Esse processo tem as seguintes etapas:
    Atividade individual (online) - é a tal pergunta!
    Atividade individual (online)
    Atividade em grupo (online)
    Atividade individual (online)
    At. Individual e coletiva (presencial)
    At. Individual e coletiva (presencial)
    Entrevista (presencial)

    Daniel,
    Acredito que esse e-mail que você recebeu é deles sim, apenas para divulgar o programa.

    Bom, com relação à palpites, acho que não vou arriscar. Já temos expectativas demais diante de tanto suspense e eu estou realmente afim de entrar no jogo deles...hehehehe

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  27. Meu palpite é Coca-Cola ou Red Bull

    Atorooon!

    ResponderExcluir
  28. Vlw ,Lili....

    Acabei de confirmar!
    É deles sim!

    Brigadão pela resposta!
    bjs
    Daniel

    ResponderExcluir
  29. Lili

    Primeiramente parabéns pelo seu blog! É muito bom saber que não existem só pessoas gananciosas nesse mundo, já que você nos ajuda muito postando as oportunidades de trainee aqui! =)
    Quanto ao processo da empresa desconhecida, já me apaixonei por ela só de ver o vídeo! rs Concordo com o rapaz que disse aí em cima que é indispensável o nome da empresa, mas por outro lado isso é bom pois disperta em nós a vontade de querer mais, de não desanimar! Mas espero que não seja de nenhum Banco! rsrs
    Beijos e uma ótima semana! Maíra

    ResponderExcluir
  30. Oh gente acho que essa empresa é a Coca-Cola, pela logomarca e as cores, aquele coraçãozinho lá, é a cara da Coca-Cola gente. E ainda mais que alguém deu a dica aí que a sede é nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  31. Olá Lili,
    Parabéns pelo blog, ta virando referencia!! Passo sempre por aqui..
    Sobre a empresa, gostei muito da ideia, não exatamente do anonimato, mas da forma que eles estão propondo.
    Meu palpite também é a Coca-Cola, bem parecido com o jeito deles. Mas vai saber... rs..
    Obrigada
    Beijo
    Flora

    ResponderExcluir
  32. Olá Lili e a todos os futuros Trainees!!

    Venho acompanhando seu blog e gostaria de lhe dar os parabáns pela iniciativa e comprometimento em atualizar cada empresa, período de inscrição!!
    Tem me ajudado bastante, e estou confiante de que vou conseguir uma vaga!!
    Também não sei qual empresa e ainda não inscrevi, mas a Coca-Cola acho bem diícil, porque esse ano eu estive na Coca para conhecer a fábrica por um curso que fiz de Logística e conversei com um gerente que me disse que esse ano não abriria Trainee da Coca, que os últimos estavam terminando o período.
    Coca-Cola, de acordo com ele, só ano que vem.
    Acho que pode ser a Vale, pela informação dada pelo Thiago (uns dos primeiros posts)

    ResponderExcluir
  33. Muito Bom seu blogue LIlI da uma bela ajuda pra nós que estamos pleiteando uma vaguinha de trainee em mgrandes empresas.
    A propósito, concordo com a nossa colega, provavelmente é a Coca-Cola, tá na cara mesmo.
    beijos LilI , e espero que vc assim que for para as próximas fases vai passando algumas dicas pra gente. até mais
    J@ne

    ResponderExcluir
  34. Ola Lili!

    Tenho lido suas matérias sobre os programas de trainee...Também estou inscrita em alguns e gostei muito das dicas que vc passa...

    Fabi

    ResponderExcluir
  35. Oi Lili,

    minha querida, estou correntemente em UK trabalhando como hairdresser.

    Meu irmão Andrés esta cadastrado nesse processo seletivo e, por mais que tenha achado interessante a proposta e os valores que buscam, vejo que tal empresa não compartilha dos mesmos ao não mostrar a cara; oferecer a face para críticas.

    o programa é interesting, mas um paradoxo de saída. Não sei o que dizer ao meu irmão. O menino esta recém ingressando nesse corporate junk world.



    A.M

    ResponderExcluir
  36. Lili, acompanho seu blog nest processo.
    Aguarde o video que estou fazendo com coisas que descobri.
    Vou enviar o link depois.
    Teremos surpresa!!!!
    Bjs Roberta

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito da proposta deles!!!
    Fascinante!
    FIQUEI MT CURIOSA ... e fui pesquisar...

    TRêS CORAÇÕES!!!

    S2 S2 S2

    Empresa com 35 anos de mercado e atuação nacional no ramo alimentício.
    Principal indústria de café de Minas Gerais e uma das 10 maiores do país.

    ResponderExcluir
  38. Pela carta de clientes da Across, acho que é o Grupo Santander Brasil, que depois da fusão com o Real refez seu programa de trainees...

    Além disso, li em um outro blog que era uma empresa com o valor da sustentabilidade muito forte, um dos valores do extinto Banco Real, mas quem levava a bandeira mesmo era o Fábio Barbosa, que continuo sendo CEO do Grupo, após a fusão...

    Oura opção é a Natura, que estava construindo um novo modelo de programa de trainees, voltados pra liderança... E também tem o valor da sustentabilidade muito forte....

    Mas são só palpites, claro! :)

    ResponderExcluir
  39. Lili, Seu Blog ta Show!
    Bom, eu tenho dois palpites bem direcionados sobre o trainee "Proximos Lideres"
    -Natura--> Tenho um amigo trabalhando la, que diz que a empresa estava pensando em não abrir Processo no mesmo tempo das outras, para pegar somente as pessoas que realmente queriam trabalhar lá.Mas dai surgiu o problema de pegar somente o que "sobrasse" no mercado, então eles iriam ver uma maneira de lançar o programa para só pegar quem realmente quisesse
    -Vale-->Participei de uma palestra deles, a respeito do programa de extensão universitária, e em todo momento da palestra eles falavam em PAIXÃO pela empresa, e dela pelos funcionários!
    Enfim é Isso, Parabéns pelo se Blog Mais uma vez!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  40. A grande dúvida é: para que gerar tanta expectativa? O que são valores na sociedade em que vivemos, senão os abusos que se cometem contra a "boa fé". As palavras o vento leva...Abraços

    ResponderExcluir
  41. To roubando vaaaaaaarias dicas sua. Me formei agora no Canadá e acho que é hora do voltar ao Brasil e conseguir uma posição de trainee. Gostaria de parabenizá-la pelo blog (ótima sacada) e dizer que não a vejo como uma concorrente mas sim uma companheira nesta árdua caminhada de conseguir um vaga de trainee. O que vc acha de trocarmos algumas opiniões ... sinta-se a vontade em contactar-me através do email solusso@yahoo.com . Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Adorei o processo da segunda etapa. Muito bem engajado o processo seletivo. Estou curiosa para saber para qual empresa é o trainee.

    ResponderExcluir
  43. Lili, adorei seu blog, a Patty que me passou. Também adorei a segunda prova dos "Próximos Líderes"...não me senti pressionada em nenhum momento do "teste online". Pelo contrário, foi tão agradável. Seria ótimo se os demais processos também fossem assim - menos frios (pura análise de currículos) e mais humanizado!

    ResponderExcluir
  44. Vocês viram no site que após essa segunda etapa já será divulgado o nome da empresa?
    Também estou super-ansiosa, espero que seja uma empresa boa!! Ah, adorei o blog :)

    ResponderExcluir
  45. Oi gente, recebi um e-mail do programa dizendo que já poderia ver o nome da empresa, para isso bastava entra no hotside, porém qndo entrei não consegui visualizar, alguem conseguiu?
    Fernanda Rodrigues

    ResponderExcluir
  46. É hoje?????
    Acabei a segunda fase só ontem, pois queria realmente me "puxar".
    Não recebi nada ainda, mas parece coisa de "primeiro amor", rola até um nervosismo.
    Parece mentira, mas tava pedidndo demissão de onde trabaçhava exatamente por existirem lá, as razões desse trainee.
    Só digo uma coisa, se de fato for a Vale, passo a exergar a empresa com outros olhos, pois é imprescindível que uma empresa que busca toda sua matéria prima do meio ambiente, seja revolucinária em matéria de resposabilidade ambiental.
    Será que ainda existe coração no meio de tantos cérebros?? Acho que a maioria dos inscritos acreditou nisso. Portanto espero poder conhecê-los em breve, para juntos fazermos diferente.
    Boa sorte para todos e para mim também.

    Giuliano

    ResponderExcluir
  47. Primeira mão, no orkut já diserram ser a NATURA!

    ResponderExcluir
  48. Lili, me tire uma dúvida. Como vc consegue se dedicar a tantas coisas ao mesmo tempo? Tem alguma receita mágica???rsrs. bjs.

    ResponderExcluir
  49. Rosiany,

    Ainda tô tentando descobrir!
    Realmente tô muito sobrecarregada e hoje posso dizer que tô chegando no meu limite, mas vamos ver como as coisas ficam. Tem que ser feito, né? =)

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir