terça-feira, 11 de agosto de 2009

As belas artes da comunicação

Um programa de tv, uma reunião e um pouco de observação foram os fatores que me levaram a escrever esse texto, que considero fundamental para qualquer pessoa. A princípio eu falaria apenas sobre a arte de ler, mas percebi que a arte de falar, escrever e principalmente ouvir, são tão importantes quanto e vêm sofrendo muito no contexto globalização/internet/pós-modernidade.

Porque as pessoas não lêem?
Esqueça totalmente a literatura e aquele papo "você precisa ler mais...". As pessoas precisam simplesmente ler, e encaro como implícitas nesse verbo a atenção e a interpretação. Para quem quer ser trainee, a boa leitura é condição básica.

Ontem fui a uma reunião e falamos sobre os comunicados internos da empresa, que muitas pessoas não lêem. A situação chega a ser tão crítica que um funcionário questionou o conteúdo de um e-mail, fazendo com que a outra funcionária tivesse que reler o comunicado, deixando o funcionário extremamente sem graça ao ler palavra por palavra do que ele contestava.

Pode parecer uma situação distante, mas eu percebi que isso também acontece aqui no blog. Essa foi uma das minhas grandes motivações para escrever esse post. Não estou criticando ou apontando erros, mas estou levantando uma questão fundamental para o sucesso da carreira de qualquer pessoa. Sejam recados, textos, relatórios, comunicados, memorandos, post-its ou questões de provas online, é preciso estar atento o tempo todo e ler mais de uma vez se for preciso. Dessa forma você não vai ser pego de surpresa, não fará perguntas que já foram respondidas e terá mais segurança para se posicionar.

Fale com a minha mão
Essa piadinha tosca pode ser bastante reflexiva, já que demonstra claramente o momento em que a sua credibilidade foi pro espaço.

Somos bombardeados com milhares de informações diariamente e além disso todo mundo quer falar. Existem pessoas que chegam ao ponto de escrever um blog só para falar mais com os outros (rs!). A quantidade de vozes, percepções, pontos de vista e opiniões conflitantes que recebemos é tão grande que automaticamente nosso corpo elimina uns 80% de tudo isso. Dos 20% que restam, todos brigam pela nossa atenção e uma fala bem elaborada pode ser crucial.

Vejam nas dinâmicas: em apresentações de case, por exemplo, todos tentam falar ao mesmo tempo, mas só alguns conseguem. Geralmente, esses vencedores, foram objetivos, estavam dizendo algo relevante (que fez com que outros se calassem para ouví-lo) e souberam, no meio da celeuma de vozes, utilizar a entonação, a impostação e o volume corretos.

Até mesmo na hora das apresentações pessoais - em dinâmicas isso fica claro porque temos parâmetros comparativos ali na hora - vocês podem verificar que a forma como a pessoa conduz o seu discurso leva os outros a prestarem mais ou menos atenção.

A arte de falar é realmente complexa e pode ser desenvolvida com exercícios e técnicas de oratória, mas identificar que sua forma de se colocar pode evoluir, já é um grande começo.

Revisa, revisa, revisa
Essa foi uma das primeiras coisas que meu gestor disse quando comecei a trabalhar com ele: "Esse é o lema da nossa área. Tudo deve ser revisado e depois revisado e revisado mais uma vez."

Para quem é da área de Comunicação isso é um conceito básico, mas muitas pessoas não percebem a importância de reler o que escrevem. Às vezes cometemos erros bobos de digitação, esquecimento ou ficamos na dúvida da grafia de uma palavra e resolvemos arriscar ao invés de consultar o amigo Aurélio (Google não!). Isso é grave.

Atualmente, tudo está disponível para todos. Aquele e-mail que você trocou com um amigo pode, em instantes, ser encaminhado para outras cem pessoas. Imagine se você trocou um "ç" por "s"? Indo além, hoje em dia todo mundo pode "gerar conteúdo", seja em um blog, em um site, em um comentário, em qualquer lugar, e isso fica exposto para quem quiser ver. É a sua imagem que está em jogo e acredito que ninguém quer arriscar.

Esse cuidado está diretamente ligado à sua credibilidade. Imaginem se vocês acessam o Trainee 2010 e se deparam com "uma nova sessão, feita espesialmente para os qeuridos leitores"? Não dá, né?
Sempre que forem escrever em algum lugar, enviar um e-mail, preencher um cadastro de um processo seletivo, preparar uma carta de apresentação ou qualquer outra forma de registro escrito, por favor: revisem, revisem e revisem.

O silêncio está em extinção
O Marcelo Tas no programa da Fernanda Young disse duas frases curiosas: "o silêncio está acabando" e "a grande sacada da internet é saber ouvir". Essa segunda frase é especialmente interessante vinda de uma pessoa pública, com milhares de seguidores no Twitter e que, na teoria, fala para um monte de gente. E ele está certo.

Muito antes de falar, ler e escrever, é preciso ouvir, e isso todo mundo sabe. O que muda aqui é que mais uma vez precisamos desenvolver nossas habilidades e ouvir mais e com qualidade. Ah! E também saber o que não é preciso ser ouvido. Ainda seguindo o raciocínio do Marcelo Tas, é preciso ouvir e identificar o que os outros querem ouvir.

Indo para a aplicação prática, tente imaginar se o que você vai dizer é o esperado, se será compreendido e se tem relevância. Ouçam com atenção o que os entrevistadores, gestores e outros candidatos estão dizendo para não repetir informações e ainda enriquecer o seu discurso. Como o silêncio está em extinção, ouvir é um dos melhores presentes que você pode dar e um dos maiores conselhos que você pode levar para a sua carreira.

18 comentários:

  1. Lindo texto, uma obra de arte!
    Você mais uma vez foi clara e objetiva.

    Dicas indispensáveis a todos, principalmente aos futuros trainees.

    Parabéns!
    Sou seu fan.

    ResponderExcluir
  2. Textos com qualidade e escrita contemporânea são a marca da Lili! Obrigado novamente!

    Obs. Às vezes faço uns comentários em posts antigos do blog, Lili... não sei se você já viu algum comentário meu. Espero que sim! O último foi no post da prova da Unilever.

    Abração,
    Cesar (cesfilho@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso, eu uso o Google pra tirar dúvidas de palavras rs mas não só ele, uso o bom senso também...e se eu não ficar satisfeita, uso o dicionário. Tudo pra gastar menos tempo.

    ResponderExcluir
  4. Veem não tem mais acento. :( (brincadeira hehehe.. ainda pode usar com acento hehe :d)

    O seu blog é muito bom! Dou uma olhada nele de vez em quando. Parabéns pelo texto também. É algo tão banal escrever e falar certo, além de saber ouvir, porém muitas vezes nem nos preocupamos com isso e acaba acontecendo umas gafes por aí hehe.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto... e o pior é que ainda é possível encontrar gente ocupando cargos executivos que não conseguem se comunicar direito.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi que o texto era grande, eu nem ia ler... Pensei: "Aii, que saco, deve ser um monte de coisas que eu já sei"

    Mas aí comecei e tomei um "tapa sem mão" porque, se eu ia fazer isso num post de um blog, eu faço em qualquer lugar. :S

    Super relevante e proveitoso tudo que vc escreveu. É um post pra levar pra vida!

    Parabéns! E se você conseguir todos os trainees que está tentando, vai ser pouco, porque você merece mais. Sério mesmo. Você é muito inteligente e competente, vai longe na vida.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Lili, não achei seu e-mail nem no Trainees 2010 e nem aqui. Não vou divulgar isso pra outros blogs dessa maneira, mas tenho visto seu trabalho no outro blog. Acho legal você conhecer esse programa de Trainee que está sendo conduzido pela empresa que eu trabalho, veja: www.across.com.br/proximoslideres. Abraços,
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  8. Oi gente!

    Fiquei surpresa com tantos comentários =) Geralmente esses textos longos, assim como aconteceu com a Thaís, as pessoas passam direto. Fico mais feliz ainda quando vejo que o pessoal gosta e se identifica, é esse o objetivo.

    Rodolfo,

    Entrei no link que você mandou e fiquei MUITO curiosa. Estou indo pro inglês agora, mas quando voltar vou me inscrever e procurar mais informações. Se quiser falar comigo, o e-mail é: liliane.fonseca@gmail.com
    Você é diretor de TI da Across?

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  9. Lili,

    Parabéns pelo blog, acompanho todos os dias, de vez em quando deixo um comentário, mas gosto muito do que você escreve e fico admirado de ver as portas que se abrem para você.

    No uso com o computador é muito comum encontrarmos pessoas que não leêm. Quantas e quantas vezes eu já fui chamado para resolver um problema que a solução estava escrita ali, na frente da própria pessoa.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  10. Lilizinha,
    Vai tomar no seu cú!
    Sua nerd do caralho!!
    Fica escrevendo merda e esse bando de nerd achando legal!
    Você não tem amigos???
    Vai se masturbar pra passar o tempo!
    Bjo na buceta (ve se gosta)!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, sempre tem que ter uma pessoa que não gosta do sucesso alheio.
    Lili, muito legal teu blog, também estou participando de algumas seleções para trainees (não tantos quanto tu, acredito que seja porque minha área é mais restrita-arquitetura). Tenho passado por aqui para ler novidades sobre as seleções e além delas sempre encontro textos relevantes para quem está numa fase como a nossa. Parabéns pela inciativa, espero que lhe renda bons frutos, pois pessoas esforçadas como tu são as que merecem crescer. Grande beijo, Ana Júlia.

    ResponderExcluir
  12. Oiii! Realmente adorei seu blog, está me ajudando muito!
    Mas queria saber se vc não poderia fazer uma lista com todos os processos de trainee com os links de inscrição, tentei aocmpanhar pelo calendário do google mas ficou confuso e os links são complicados de acessar!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Vc poderia me mandar o seu e-mail também? Tenho uma dúvida sobre o que vc mandou pra Ambev para conseguir fazer sua inscrição pq tbm estou tendo prolemas com o curso!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Paula,

    Te mandei um e-mail pro endereço de msn que achei no seu blog, tá?

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  15. Adolfinho,

    Eu ia deletar seu comentário, mas pensei: "Porque proibir que o menino de se expressar e perder a oportunidade de deixar um comentário bem humorado no blog?"

    Peço desculpas se por acaso o Trainee 2010 apareceu sem querer nas suas buscas por sites adultos. O meu blog é voltado para adultos, mas não trata do assunto que você procura.
    Recomendo que da próxima vez você procure por "estudantes" ou "colegiais" e refine sua busca para evitar equívocos e desconforto para você.

    A nerd aqui agradece ao nerd que acessou o site e ainda se deu ao trabalho de comentar.

    Lilizinha

    ResponderExcluir
  16. Olá Lili, tudo bem?

    Eu poderia comentar de forma semelhante à que meus colegas já o fizeram, dizendo que o seu blog é fantástico e tem colaborado profundamente na minha caminhada para ser um futuro trainee também, mas eu estaria sendo redundante.
    Você pode não acreditar, mas desde a primeira vez que visitei esse blog, eu pensei "Um dia alguém importante, mais do que um simples futuro trainee, que está procurando algumas informações, irá reconhecer o trabalho dessa menina". Batata!!!
    Fiquei surpreso e muito feliz pelo comentário do Rodolfo da Across. Acho que ele também percebeu que você é muito inteligente.

    Parabéns!!!

    Thiago

    ResponderExcluir
  17. Lili,

    Concordo totalmente com sua colocação.Estamos nos tempos de Ctrl+C e Ctrl+V, e encontrar um texto autêntico e bem redigido é muito difícil ultimamente.
    E em relação ao saber ouvir mais, sempre tento seguir uma das célebres frases de minha avó:
    - Não feche os ouvidos minha querida, escute!

    Parabéns!

    Vanessa

    ResponderExcluir
  18. Oi Lili!!
    Estou sempre acompanhando o seu blog e realmente as discussões nele tem sido relevantes. Fazendo processos seletivos senti a necessidade de melhorar a minha comunicação e semana que vem faço um curso de oratória. Acredito que sempre temos que buscar o melhor e sempre temos algum ponto para ser aprimorado. Parabéns pelo seu trabalho e por estar fazendo a diferença. Com certeza você colherá bons frutos disso. Sucesso!

    ResponderExcluir