quarta-feira, 1 de julho de 2009

Disciplina Financeira


Esse é um assunto que interessa a todo mundo, mas o que ele tem diretamente a ver com quem quer ser trainee? Muita coisa!

Manter a disciplina das suas finanças (mesmo que seja a bolsa auxílio de um estagiário – meu caso!) é fundamental em qualquer idade ou etapa da vida. O consultor financeiro, Gustavo Cerbasi, sempre diz que os jovens devem manter um padrão de vida bem abaixo do que ganham, já que agora é a hora de poupar. Acreditando ou não nessa idéia, é sempre bom saber exatamente suas despesas, o quanto pode ser economizado e ainda deixar um pouco para curtir a vida.

Embora hoje em dia muita gente esteja envolvida com o mercado financeiro, esse texto não fala sobre isso. Eu já li uns dois livros sobre o assunto, mas não me sinto segura para investir meus trocados, então as dicas abaixo servem tanto para você que acompanha as oscilações da bolsa, quanto para você que nem sabe quanto tem na carteira.

No nosso caso, futuros trainees, a disciplina financeira pode proporcionar benefícios importantes, como:

- Fazer um curso, MBA ou pós
Quem tem uma reserva pode aproveitar oportunidades de cursos que aparecem subitamente, ou ainda podem se planejar para que um MBA não desestruture sua rotina financeira. O curso que estou fazendo de Comunicação Empresarial é um caso desses. Não sei quando esse módulo vai abrir vagas novamente, então aproveitei.

- Planejar (ou não) uma viagem
Com a Lei do Estágio, agora temos direito a férias e é sempre bom conhecer novos lugares ou curtir com os amigos. Como vocês sabem, tirei férias a cerca de um mês. Tive uma oportunidade e aproveitei, já que minhas finanças permitiram (minhas finanças, não de meus pais). Nesse tópico também incluo diversões como sair para jantar, ir ao cinema e fazer esse tipo de atividade sem dor de cabeça.

- Emergências
Essa é básica. Quem tem dinheiro em caixa passa muito mais tranquilo por uma emergência, seja um problema de saúde ou até mesmo a compra de uma roupa para uma entrevista especial (por essa eu já passei também!).

- Possibilidade de escolha
Em algumas empresas, o aumento do salário acontece de forma gradativa ao longo do programa. Se você está com dívidas ou precisando de dinheiro com urgência, sua possibilidade de escolher uma oportunidade como essa vai por água abaixo. Nessas horas, tem uma reserva financeira te ajuda a ficar tranquilo para escolher livremente.

- Viagens para dinâmicas e entrevistas
A essa altura da nossa jornada trainee esse é o tópico mais importante. Eu sou do Rio de Janeiro e como muitos de vocês, terei que viajar para dinâmicas e entrevistas (principalmente para São Paulo). Uma simples ida para uma dinâmica inclui no mínimo alimentação e passagens de ida e volta (de ônibus, porque eu ainda não tenho salário de trainee rs). Caso aconteça de ter uma dinâmica na segunda e outra na terça, isso vai incluir também uma hospedagem. Deu pra ver que a despesa não é pequena.

Espero que essas dicas sirvam para melhorar a vida financeira de vocês e evitar imprevistos nesse momento das nossas carreiras em que “correr tudo bem” é fundamental.

3 comentários:

  1. Olá Lili,

    Tenho acompanhado o seu blog nos últimos dias. Gostei muito dos posts mais antigos e vou acompanhar a distância sua luta para conseguir uma vaga em um processo de Trainee. Espero que você tenha sucesso.
    Eu também estou a procura de uma oportunidade como essa. Sou um pouco mais velho que você, tenho 26 e estou vivendo isso agora, porque, só agora vou terminar minha graduação.
    Estou inscrito nos mesmos processos que você e devo me increver em mais alguns até o final do semestre, quem sabe não nos encontramos por ai!

    Parabéns pelo Blog!
    Abraços,

    Rodrigo Gibin

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili,

    Também estou me inscrevendo em todos os processos de trainee e surgiu uma dúvida que seria legal colocar no seu site como dica. Acredito que muitos já passaram ou vão passar por isso e não sabem como agir.
    Faltar trabalho para ir á uma dinâmica (ou várias). Esse tema me preucupa um pouco já que em poucos meses estaremos (se Deus quiser) sendo chamados para diversas dinâmicas e muita gente trabalha atualmente, como agir?
    Falar abertamente com o chefe e faltar alguns dias de trabalho?
    é só uma sugestão...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Um bom site para auxiliar no financeiro é o da BMF&Bovespa http://www.bmfbovespa.com.br/mulheres, voltado para mulheres, mas tem excelentes dicas que podem ser seguidos por todos.

    ResponderExcluir