segunda-feira, 22 de junho de 2009

Porque fazer cursos?

Mesmo estando bem atarefada com os trabalhos de final de período, comecei na semana passada um curso de Comunicação Empresarial. Era o tipo de curso que eu não poderia perder, já que é bastante específico e é exatamente da área em que pretendo seguir.

Vi que o preço estava razoável e conversei com meu gestor sobre o horário - o curso é duas vezes por semana na parte da manhã. Mostrei o programa para ele e acordamos que nos dias de aula, eu chego mais tarde e saio mais tarde, aproveitando que as aulas da faculdade já estão no fim, senão seria impossível.

No começo fiquei meio receosa se realmente valeria a pena esse esforço. Seria o curso bom? Teria bons professores e conteúdo de fato relevante pra minha vida acadêmica/profissional?

A resposta para todas essas perguntas é SIM!
Estou amando o curso, aprendendo um monte de teorias que dão muita vontade de aplicar. Os professores são excelentes, usam muitos exemplos e tratam do assunto pelo qual sou fascinada. Ah! E estou tendo acesso a opiniões e autores que eu nunca ouvi falar na Universidade.

Por causa disso tudo que acabei de relatar, resolvi escrever sobre a importância dos cursos na nossa jornada trainee. Lembrando que aqui, vou me referir a cursos com fins acadêmicos ou profissionais, deixando de lado os cursos feitos por hobby, que eu já tratei aqui.

O primeiro motivo – e o mais fútil, eu diria – que impulsiona as pessoas para cursos é o curriculum. Em um mercado onde os processos seletivos têm milhares de candidatos, cada um fazendo intercâmbio em uma parte diferente do globo e cheios de diferenciais, diplomas e certificados podem dar um bom peso ao seu CV. Ou pelo menos, podem certificar que você sabe fazer alguma coisa.

Eu tenho um pouco de desdém por esse ‘primeiro motivo’ porque acho muito superficial. Realmente existem alguns cursos que dão certificações importantes, mas de nada adianta isso, se você não puder tirar outras vantagens desse investimento, vamos a elas:

- Conteúdo relevante
O mínimo que se deve esperar de um curso (principalmente se for pago) é que acrescente conteúdo novo e útil à sua vida. Se não atender a esse requisito, repense se vale a pena.

- Reciclagem
Informações atuais não só são enriquecedoras como também são uma ótima fonte de assuntos para conversas no trabalho e até mesmo em dinâmicas e entrevistas – significa que você está atualizado e antenado com o que está acontecendo.

- Conteúdo aplicável
Não tem nada melhor do que você aprender algo na teoria e ficar motivado a colocar em prática. É difícil ocorrer esse tipo de reação, principalmente com o que aprendemos na Universidade, mas quando acontece, é recompensador.

- Networking
Estar em sala de aula aprendendo sobre um determinado assunto, pressupõe que ali existem outras pessoas interessadas no tema. Essas pessoas podem ser grandes contatos para empregos, troca de idéias e de experiências.

- Sair da rotina
Ambiente e pessoas diferentes fazem muito bem. Você sai da rotina, aprende e ainda melhora seu humor.

Essas são as principais razões pelas quais fazer um curso pode ser tão recompensador, mas cada um, dependendo da área de atuação e do interesse, pode encontrar outros tantos motivos que fazem valer a pena gastar um pouco ou reorganizar os horários para se aprofundar em algum assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário