sábado, 18 de julho de 2009

Blogs e matérias interessantes

Já faz um tempo que eu não coloco nada sobre links e sites interessante, mas enfim, aqui estão.

Antes, queria dizer que estou muito feliz porque estou vendo um movimento muito bacana de gente jovem gerando conteúdo relevante pra gente jovem (e pros mais experientes também!) e por isso inclui mais alguns links na lateral direita do layout, vale a pena conferir. Além disso, também coloquei o gadget de seguidores aqui no Trainee 2010 para fortalecer o networking entre o pessoal interessado em assuntos que agregam na vida dos futuros trainees.

Vamos aos escolhidos da vez:

Porque não passei? : A Mari Coimbra, que tem uma enorme vontade de fazer a diferença, acertou em cheio criando esse blog para debater o porquê dos "nãos" que recebemos nos processos seletivos. No último post ela falou sobre a reprovação durante a triagem de currículos e tem mta informação bacana. Adicionada no Trainee 2010.

Sustentabilidade corporativa: Sabe qual é o resultado quando você soma paixão com know-how? Textos muito bem escritos e super relevantes para qualquer pessoa. É isso que você encontra no blog da Julianna Antunes, que fala sobre a sustentabilidade no dia a dia das empresas. Independentemente do assunto estar na moda ou não, é básico e todo mundo deve se ligar. Recomendo!

Profits and losses: Se você não é da área financeira, pode ficar meio assustado ao entrar nesse blog, já que o assunto aqui é performance financeira e métodos para analisar resultados de empresas, mas o bacana é que o Marcello Gomes escreve tudo em inglês! E pra quem quer ser trainee, inglês é fundamental (vide próximo link recomendado). Ótimo lugar para ir se acostumando com termos técnicos, principalmente porque, em qualquer área, temos que ter foco em resultados, não?

A importância do inglês: Matéria do início do mês, publicada na Globo.com reiterando a importância do inglês, que tem impacto até mesmo no salário.

O silêncio do recrutador: Matéria do GloboOnline do final do mês passado sobre a falta de feedback, com o ponto de vista dos recrutadores.

O problema dos estagiários: Essa matéria vale a pena ser lida do começo ao fim. Ela fala sobre choque de gerações, Geração Y e os preconceitos que as pessoas podem ter conosco no ambiente de trabalho, mas fala também de que formas gostamos de trabalhar e sermos encarados. Vale a pena para você e para seu gestor.

Dicas para acertar na escolha da empresa para carreira: O título diz tudo, só coloquei aqui porque eu escrevi esse texto para o Minha Carreira e o site Dicas Profissionais publicou também! Fiquei feliz! =)

11 comentários:

  1. Lili, você é uma querida! Obrigada pelo apoio.

    Beijão,
    Julianna

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é fantástico! Tudo que eu estava procurando na internet.
    Me bateu uma curiosidade... por acaso, esse ambiente atrás de vc na foto é a Infoglobo?!Fui estagiária de lá e achei o lugar parecido.
    Bom, estou precisamente no mesmo barco que vc: ex estagiária, publicitária recentíssima e futura trainee. Vou tentar contribuir aqui com as informações que eu achar interessantes, Ok?!

    Parabéns pelo blog e boa sorte para nós!

    ResponderExcluir
  3. Ju, brigada! =)

    Isabel, não é o Infoglobo não, mas uma professora minha trabalha lá, a Lilian Ribeiro.

    Quando quiser contribuir, é só falar!

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  4. LiLi!!!

    Muito obrigada pela indicação!!!

    Seu blog té cada dia melhor!!

    Beijo!

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Lili, descobri seu blog semana passada e achei muito interessante. Tenho uma pergunta: vc recebeu os testes da Danone via e-mail? é pq na pagina de inscrição eu vi um link com o teste, dai nao sei se tem que fazer na hora ou se eles mandam por e-mail. Só nao quero perder a etapa de testes, afinal, a Danone é uma grande empresa.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lili.

    Tenho 26 anos e me formei em ADM no final do ano passado e meu objetivo é, ou era ser trainee. Conversando com uma amiga Advogada sobre esse meu desejo de ser trainee, me foi jogado um balde de água fria. Ela me disse que os trainees são visto como estagiários pelas grandes empresas e não tem "a moral" de um registrado. Disse ainda que os salários são muito baixos e que a chance de efetivação são pequenas. Disse que por causa dessa nova lei dos estágios, as empresas preferem contratar Trainees, e dão o mesmo tratamento do estagiário.
    Acontece que eu já trabalho hà 5 anos, as vistas dos outros, numa "boa empresa" e ganho razoavelmente bem (R$ 2.700,00), porém já estou no TOP de meu depto e pra ganhar mais que isso será muito difícil.
    Eu sempre vi o Trainee como uma oportunidade de aprender sobre a empresa, ganhar bem e ser reconhecido no mercador de trabalho, e fiquei em dúvida sobre isso na minha conversa com essa minha amiga Advogada.

    Gostaria que vc dissesse algo sobre essa situação.

    Muito Obrigado e parabéns pelo site.
    Wilson

    Obs. Se puder envie a resposta tb no meu e-mail: wilsojr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Lílian?! Vc estuda na UFF?! rs.. acabei de me formar lá!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Isabel,

    Estudo sim! Me formo no final do ano =)

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  9. Thaline,

    Recebi um e-mail da Across com o link para a página deles onde eu faria as provas.


    Wilson,
    Te respondi por e-mail, ok?

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  10. Lili,

    Recebi sua resposta no e-mail. Muito Obrigado.

    Vc parece muito mais madura do que sua idade apresenta. Muita sorte pra vc! Tenho certeza que vc vai conseguir alguma coisa muuuuuito legal. CERTEZA!!!

    Vou me candidatar a algumas vagas que vc postou no seu site.

    Muita SORTE pra vc, pq competência, parece que não lhe falta.

    Bjos.

    Wilson

    ResponderExcluir
  11. Lili,

    Muito obrigado pela sua visita ao meu humilde blog! Visito o seu quase todos os dias. Ultimamente estou sem ideias e sem tempo para acrescentar outras coisitas lá, mas espero em breve conseguir aumentar a quantidade de informações.

    E parabéns atrasado! heheh!!!

    Quase ninguém sabe sobre o Tesla (e sobre outros grandes nomes da história da Ciência no Brasil e no mundo, como o César Lattes por exemplo). Fiquei muito contente com o seu conhecimento sobre ele.

    Quanto ao filme: ainda não o assisti, mas já o acrescentei na minha listas de "filmes que devo assistir antes de morrer" heheh!!!

    Mais uma vez muito obrigado!!
    Profedgar.

    ResponderExcluir