quarta-feira, 25 de março de 2009

Trabalho em equipe

Uma vez, li na HBR uma matéria com Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar, sobre o processo de gerenciamento da empresa, que é toda formada por artistas. A matéria dava água na boca, porque o processo de gestão deles faz qualquer pessoa querer trabalhar lá.
Uma das frases dele me chamou muito a atenção e dizia:

"Nas mãos de uma equipe medíocre uma boa ideia será arruinada. Já uma grande equipe fará com que mesmo uma ideia medíocre funcione."

Achei essa frase tão correta que imprimi e colei no cantinho do meu monitor do trabalho.


Hoje em dia, com o advento da tecnologia e todo aquele bla bla bla de pós-modernidade, temos que admitir que o mundo ficou mais individualista. E isso pode ser um problema para nós da Geração Y. Certas características já foram tão assimiladas por nós, que simplesmente não notamos quando queremos resolver tudo por e-mail ao invés do telefone ou pessoalmente, ou quando preferimos ouvir música no nosso mp3 player do que ficar conversando com alguém durante um trajeto qualquer (lembram daquela matéria?).

As empresas, mesmo as grandes e segmentadas, prezam bastante o trabalho em equipe em dois níveis. O primeiro é a integração dentro da equipe de trabalho, isso é fundamental. Estar alinhado com relação à projetos e objetivos é o básico para que as funções sejam bem definidas e bem executadas.

O segundo nível é a integração entre as áreas da companhia e a visão de negócio que isso traz. Qualquer funcionário, desde o mais operacional aos mais altos cargos gerenciais tem que buscar entender o quanto o seu trabalho impacta no produto/serviço final e agir em parceria com todas as áreas, mesmo as que não parecem ter relação nenhuma, para que as demandas e processos sejam executadas com sucesso. Os "Tempos Modernos" já passaram, hoje as palavras são: integração, sinergia e alinhamento.

Se vc é daqueles que prefere centralizar, agir sozinho e não delegar tarefas, repense sua postura. Você pode estar passando uma imagem ruim, egoísta e que, de tão focado em si, esquece até os objetivos da companhia. Lembre-se que seu potencial pode aumentar e ser mais valorizado se você utilizá-lo em prol da sua equipe e da sua empresa.

Tudo isso que escrevi tem um único propósito: relembrar a importância do trabalho em equipe e como essa característica pode ser um ótimo ponto a seu favor não só nos processos seletivos, mas na vida inteira.

2 comentários:

  1. Sou trainee há cerca de 1 ano, e estou super satisfeito com todos os treinamentos que recebi da empresa. Foi e é um exemplo de empresa.
    Após 1 ano de experiencia é que vejo melhor como as relações interpessoais são importantes ao trabalho. Especialmente quando vc tem a humildade de perguntar quando não sabe...qdo vc pergunta, vc valoriza o conhecimento da pessoa. E isso é muito importante!

    ResponderExcluir