quinta-feira, 19 de março de 2009

Ações de longo prazo

Como vocês devem saber, os processos de trainee costumam ser demorados, ter muitas etapas, entre provas, dinâmicas, entrevistas e outras formas de avaliação menos usuais, como painéis, por exemplo.

Obviamente, a preparação para esse momento acontece ao longo da faculdade, dos cursos e das experiências de cada um, mas algumas ações podem ser tomadas nessa época (levando em consideração que a maioria dos processos acontece no segundo semestre) para garantir que você não vai cair em armadilhas.

Segue uma listinha do que deve estar sempre em dia:

- Línguas estrangeiras:
O inglês é básico e exatamente por isso que é sempre bom fazer cursos de conversação para manter a fluência e não engasgar em uma eventual entrevista em inglês. Outras línguas sempre são desejáveis. Se você já tem inglês e espanhol, procure outra língua (francês, alemão ou mandarim). Se você só tem o inglês procure um curso de espanhol para ao menos ter noções. Se você só sabe português, faça a matrícula amanhã no inglês e depois de amanhã no espanhol.

- Informações do mercado:
Esse item é um pouco mais complicado, mas pode ser o seu diferencial em uma dinâmica ou entrevista. Existem algumas publicações que falam somente do universo corporativo e trazem valiosas informações sobre tendências e o que está acontecendo no contexto mundial.
Seguem alguns títulos:
- Harvard Business Review
- HSM Management
- Você S/A*
Se você tiver acesso, devore-as.
*Antigamente o conteúdo do site da Você S/A só estava disponível para assinantes ou para quem comprava a revista na banca. Hoje em dia o acesso é todo liberado.

- Cultura Geral:

Quem nunca ouviu aquela história do cara que chegou na dinâmica e o entrevistador disse: "Aqueles que não leram o jornal hoje podem se retirar." Parece meio absurda e eu nem sei se é verídica, mas ler jornais e revistas é tão básico quanto o inglês e o quanto antes você começar a se preparar melhor.
Leiam também assuntos variados: arte, música, viagens, tecnologia e assuntos não ligados à sua área. Podem ser muito úteis para formar uma boa rede de relacionamentos.

- Imagem virtual:

Esse tópico pode parecer um tanto quanto radical, mas se você está se propondo a ser trainee e encarar processos seletivos com centenas de candidatos por vaga, é bom não dar bobeira. Faça uma avaliação do seu perfil no orkut, no facebook, no twitter, nos blogs, sites de amigos e outros. Veja que tipo de imagem você passa. Os critérios de avaliação são bastante subjetivos e alguns RHs e consultorias podem buscar na internet informações que não estão no curriculum. Imagina você todo engomadinho na dinâmica e seu orkut com a comunidade: "Já trabalhei de ressaca". Não rola, né?

Ao longo do ano eu vou colocar mais posts com dicas, lembrando que esse conteúdo é pessoal. São atitudes que eu mesma tento colocar em prática.

5 comentários:

  1. Ótimas dicas, Lili! Já estou vendo que aqui será bem mais badalado, heim?! rs Desde já, boa sorte na empreitada!

    ResponderExcluir
  2. Espero que sim...o tema promete!! =)

    ResponderExcluir
  3. Mt boa essa iniciativa! Vou procurar contribuir com o seu blog. Para iniciar, segue a minha primeira dica: http://www.expocarreira.com.br/RJ/
    Ocorrerá em maio! Vale a pena se cadastrar!

    ResponderExcluir
  4. Parabens!!! vc tem ótimas dicas, boa sorte p vc nos processos 2010 trainee.. ou melhor boa sorte p nós

    ResponderExcluir
  5. lili, parabéns pelo Blog!
    As informações são muito úteis para quem está em busca de uma vaga de trainee ou querendo iniciar no mercado de trabalho. Com certeza você será uma trainee de sucesso. Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir