sexta-feira, 20 de março de 2009

Estágio X Trainee

Me perguntaram nos comentários aqui do blog, qual a diferença entre estágio e trainee. Nada mais justo. Vou responder com a minha percepção do que é cada um:

Estágio:
Pode ocorrer em qualquer período da faculdade (aqui me refiro aos estágios para universitários e não os que são oferecidos para alunos de segundo grau técnico ou outros), e pela nova lei, tem duração máxima de 2 anos, com direto a 30 dias de férias depois de um ano. (Depois dos 2 anos você pode conseguir um novo estágio em outra empresa sem problemas)
Pode ser remunerado ou não e os valores das bolsas variam muito dependendo da carreira. A chance de ser efetivado depois do tempo e estágio é muito relativa, pode ou não ocorrer, depende da circunstância e são raros os estágios que você entra tendo a efetivação garantida.
Tem como objetivo o seu aprendizado e te dar alguma experiência no mercado de trabalho.
Benefícios e outras concessões são liberalidades das empresas e como estagiário você não possui vínculo empregatício.

Veja a nova lei do estágio na íntegra. Não é muito grande e vale a pena saber seus direitos.


Trainee:
Existem algumas empresas que chamam estagiários ou cargos de prospecção de clientes de trainee. Esse blog não trata disso.
Os trainees a que me refiro aqui são os programas que algumas empresas lançam mão para recrutar jovens com potencial de se tornarem futuros líderes e assumirem cargos gerenciais.
Para se candidatar você deve estar no seu ano de formatura ou ter no máximo 2 anos de recém-formado. A duração do programa pode ser de 1 até 3 anos.
Algumas práticas comuns em bons programas de trainee são o job rotation (o trainee fica um período em cada área da empresa para conhecer suas particularidades) e a apresentação de um projeto desenvolvido a partir da área de interesse do trainee. Após as etapas acima, algumas empresas fazem uma seleção e contratam os melhores. A chance de efetivação dos trainees é grande e eles possuem vínculo empregatício, com todos os direitos da CLT. O interessante, e o que mais me atrai, é como já disse anteriormente, a boa remuneração e o intenso investimento em treinamento e capacitação que as empresas oferecem durante o período em que a pessoa é trainee. Fora a grande chance de efetivação.

Espero ter ajudado. Quem tiver dúvidas é só comentar, que eu respondo.

3 comentários:

  1. Bom dia Lili.

    Tenho 26 anos e me formei em ADM no final do ano passado e meu objetivo é, ou era ser trainee. Conversando com uma amiga Advogada sobre esse meu desejo de ser trainee, me foi jogado um balde de água fria. Ela me disse que os trainees são visto como estagiários pelas grandes empresas e não tem "a moral" de um registrado. Disse ainda que os salários são muito baixos e que a chance de efetivação são pequenas. Disse que por causa dessa nova lei dos estágios, as empresas preferem contratar Trainees.
    Acontece que eu já trabalho hà 5 anos, as vistas dos outros, numa "boa empresa" e ganho razoavelmente bem (R$ 2.700,00), porém já estou no TOP de meu depto e pra ganhar mais que isso será muito difícil.
    Eu sempre vi o Trainee como uma oportunidade de aprender sobre a empresa, ganhar bem e ser reconhecido no mercador de trabalho, e fiquei em dúvida sobre isso na minha conversa com essa minha amiga Advogada.

    Gostaria que vc dissesse algo sobre essa situação.

    Muito Obrigado e parabéns pelo site.
    Wilson

    Obs. Se puder envie a resposta tb no meu e-mail: wilsojr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. sou trainee em uma intituição hospitalar na qual era funcionaria a nivel tecnico foi promovida a Enfª trainee,estou concluindo minha segunda Especializaçao,sendo a segunda com Bolsa auxilio doada pela empressa.
    Estou com trainee um ano e gostari de saber se pela CLT qto tempo posso ser trainee.
    ou se a decissão cabe ao empregador.

    obrigada e parabéns pelo site.
    se puder enviar a resposta meu emai.doc.doc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Terere,

    O trainee geralmente é um funcionário comum (CLT) e não existe nenhum tipo de legislação que limite o tempo em que pode se exercer essa função. De fato, cabe ao empregador decidir o tempo em que a pessoa fica nesse cargo. Não conheço muito bem como funcionam os programas de trainee da área médica, mas geralmente os programas tem um tempo já determinado para durar e nesse período a pessoa é treinada, conhecendo toda a empresa, para assumir em médio prazo, um cargo de gestão.
    Vale a pena você conversar com seu chefe para saber o que eles pensam para o seu futuro nessa instituição.

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir