domingo, 24 de maio de 2009

De tudo um pouco

Não escrevo artigos de minha autoria para vocês desde o dia 12 de maio. Espero que eu ganhe um desconto já que estou no final do meu último período de matérias da faculdade (Enfim!) e ainda estou me programando para tirar férias na semana que vem. Desconto pode ser dado, mas não existem motivos para abandonar o blog e eu nem pretendo fazer isso.

Nos últimos dias tenho consumido a internet com parcimônia. Não deixei de ver nada, mas como sou muito metódica (eu faço listas dos sites e textos que pretendo ler para não esquecer nenhum), acabo querendo assimilar tudo o que aparece, não só por interesse pessoal, mas também para analisar o que é pertinente ou não para mim e para o Trainee 2010. Isso se tornou uma terceira atividade na minha rotina e ter três atividades por dia (estágio-facul-internet) não é lá muito saudável. Entre as 8745745 tarefas que os Gen Y executam, uma delas tem que ser "fazer nada" (ou se distrair de alguma forma das obrigações). Ah! O Trainee2010 é uma obrigação que eu tenho muito prazer em realizar.

Estive pensando em escrever sobre os recrutamentos pela internet, que finalmente foram institucionalizados por diversas consultorias, mas já tem muita gente falando disso e para não ser repetitiva e acabar escrevendo um texto que não agrega nada ao que já foi dito, vou colocar para vocês os links mais interessantes sobre esse e outros assuntos, com os devidos comentários, claro! No final das contas, ler e comentar todo o material desse post deu até mais trabalho do que simplesmente escrever um artigo sobre um único tema.

Globo Online - matéria 1 - matéria 2: dois textos recentes que falam exatamente sobre formas de usar as mídias sociais como ferramentas para conseguir empregos. Cita casos de sucesso e depoimentos de profissionais de consultorias que tem usado esses meios.

10 passos para uma marca pessoal de sucesso: excelente! Muito objetiva e com um slideshow bem feito sobre como se colocar na mídia e na internet. Ótima matéria para grandes executivos e futuros profissionais.

Limites para a Geração Y: aquela velha história de que não estamos acostumados a lidar com proibições de acesso a sites, redes sociais, instant messengers e celulares no ambiente corporativo. É sempre bom lembrar o que pensam de nós para saber como agir.

Queremos atenção!: Com toda essa conjuntura de imagem online, todos querem aparecer. Não de maneira ruim, mas se destacar. Esse texto fala exatamente sobre isso e das formas que vocês pode conseguir atenção, desde participar de discussões pertinentes até pagando por um anúncio. Com as devidas consequências de cada situação.

Guia para os Baby Boomers se comunicarem com as outras gerações
: Além de ser importante saber o que pensam de nós, esse texto traz as percepções da Geração X e Y sobre diferentes temas. De agosto do ano passado.

Método para conquistar a vaga: Vídeo para descontrair no meio de tanto conteúdo! =)

Os jovens e a primeira crise: Ainda não falei sobre a crise aqui, mas essa matéria é um grande começo e ainda tem dicas para a carreira dos jovens profissionais nesse momento.

Como se preparar para uma entrevista: Matéria com Roberto Caldeira, autor do livro "O Segredo do Entrevistador", com dicas importantes do que os recrutadores buscam nos candidatos.

Inteligência emocional: Esse texto fala sobe aspectos importantes da inteligência emocional que podem favorecer a sua contratação, bons relacionamentos, crescimento pessoal e a aplicação disso tudo na sua carreira.

Comunicação no trabalho: Reportagem de capa da última VOCÊ SA sobre a comunicação organizacional. Excelente! (Ok, sou suspeita, esse é o tema da minha monografia).

Não vou mentir, tem muito mais material que eu poderia colocar aqui, mas sempre lembrando aquele velho post, agora é com vocês.

Um comentário:

  1. Olá!
    Apesar de vc não ter comentado nada sobre a crise, é imprescindível falar nela. Sou quase recém formada em uma das melhores escolas de marketing de São Paulo, (eu sei, a escola não faz o aluno), e estou a ponto de pegar uma DP para não ficar sem meu estágio. O mercado está horrível, as empresas não estão contratando, e sim demitindo. Sou prova desse acontecimento mundial quando uma vaga de assistente de uma multinacional me respondeu: " Prezado candidato, essa vaga está temporariamente suspensa. Obrigado pelo seu interesse".
    Com essa crise, o que nos resta é sorte e muito QI (quem indica).

    ResponderExcluir