domingo, 31 de maio de 2009

Férias

Graças a Lei do Estágio, eu terei alguns dias de descanso e por isso vou viajar até dia 9 de junho, seguindo uma dica que eu mesma dei aqui.

Tenho recebido muitos conselhos do tipo: "Não chegue perto de um computador!", mas não sei se conseguirei cumprir. Caso eu consiga, na volta eu deixo tudo atualizado e em ordem para vocês.

Arrivederci! =)

sábado, 30 de maio de 2009

Choque de Gerações - HSM Management

Na edição de maio-junho da HSM Management foi publicado um dossiê com 4 matérias sobre o choque de gerações. Eu já gosto do assunto e da revista e a minha ideia inicial era comentar detalhadamente os pontos principais de cada artigo, mas eu percebi que tudo era importante e atual. 
Realmente um conteúdo muito completo e pertinente para todos que estão envolvidos com o ambiente empresarial.  É uma pena que não esteja disponível no site deles o arquivo da segunda matéria, que fala sobre os códigos usados pelas gerações, mas vou publicar o endereço para que vocês possam baixar o pdf das outras 3 matérias.




À direita, na página, vocês encontram o arquivo para download.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Processo Puras - Nutrição

Puras
Segundo esse site, as inscrições estão sempre abertas, aqui.

Cursos: Nutrição e Técnico em Nutrição e Dietética

Áreas de atuação: Os trainees são preparados para se tornar gerentes de restaurante ou profissionais da área comercial.

Local das vagas: As vagas são para todos os Estados e Cidades onde há Unidades da PURAS. É importante a disponibilidade para residir em qualquer região.

Requisitos: recém-formados ou com até dois anos de formação, desejável conhecimento básico de inglês e/ou espanhol.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Minerva e Ipsos

Minerva
Inscrições até 26/06, aqui.

Cursos: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e Engenharia com foco em gestão financeira.

Áreas de atuação: Produção, Comercial (Mercado Interno e Externo), Logística, Administrativo/Financeiro (Tesouraria, Contabilidade, Controladoria, Recursos Humanos) e Suprimentos.

Requisitos: Formados a no máximo um ano, inglês e espanhol, estágios em empresas, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, capacidade de liderança, visão empreendedora e facilidade para trabalhar em equipe.

O programa dura 6 meses.
Acredito que as vagas sejam para Barretos- SP, que é onde a empresa se encontra. O site tem bastante informações, mas se souberem de algo mais, é só comentar que eu atualizo o post.


Ipsos
Inscrições aqui.

Cursos: Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação Social, Matemática, Estatística e Economia.

Requisitos: Recém formados, disponibilidade para trabalhar em período integral, inglês (avançado/fluente), espanhol (desejável) e domínio do pacote Microsoft Office.

São 3 vagas para São Paulo.
No site tem poucas informações, se alguém souber mais detalhes, comentem.

terça-feira, 26 de maio de 2009

“Crianças, larguem as bolinhas de gude e voltem agora pro livro de Latim!”

Estava lendo agora a pouco o blog da HSM e me deparei com um artigo muito curioso. Além de citar McLuhan, meu teórico da comunicação favorito, esse artigo chama atenção para uma situação grave. Vou colocar aqui um trecho que resume a idéia, mas recomendo a leitura na íntegra:

Mesmo sem terminar, o mês de maio de 2009 entra para a história com duas importantes declarações evolvendo a internet.

A primeira, e a mais impactante no meu ponto de vista, foi a do presidente da Sony Pictures Entertainment, Michael Lynton, que afirmou não ver nada de bom na internet, e ainda insinuou que os internautas são folgados e trapaceiros. A outra, um tanto hilária, foi a do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que disse que os jovens deveriam largar a internet e voltar para a televisão e o rádio.”


Fui atrás dessas declarações para entender melhor o contexto em que foram dadas. A primeira, do presidente da Sony, embora seja bastante radical tem um fundo mercadológico, no qual ele esta defendendo os seus interesses. Não o defendo, afinal ele deveria entender o novo cenário e tentar traçar outras estratégias, mas ainda assim é um pouco mais aceitável do que a declaração do MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, que pode ser vista com mais detalhes aqui.

A princípio pensei que ele estivesse falando algo como “saia da internet, vá ler um livro”, já que devemos incentivar a diversidade de fontes e educar as novas gerações a não ficar só na internet, mas o problema aqui é outro. Não era algo como: “Saiam um pouco da internet e vejam mais tv e ouçam mais rádio”. Ele simplesmente disse que devemos abandonar a internet, vejam: “largar a internet e voltar para a televisão e o rádio”.

O que me deixa mais chocada é que, o MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES deixa claro que não tem a menor intimidade com a realidade da internet no Brasil, que já tem um número expressivo de usuários. Usando um argumento extremamente simplório, quem não sabe que podemos ver tv e ouvir rádio pela internet? O senhor Hélio Costa certamente estava se referindo ao conteúdo da TV Aberta e às discussões com relação à TV Digital, mas uma pessoa com o mínimo de conhecimento dos meios de comunicação, sabe que essa afirmação, em qualquer contexto que seja e ainda dita pelo MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, não é adequada. Que tal agora nos “despendurarmos” dos celulares e voltarmos a usar o telefone fixo? É a mesma coisa.

Desculpem o exagero na caixa alta, mas eu fico envergonhada de saber que a pessoa responsável pelas comunicações em um país (não estamos nem falando de uma empresa e sim de um país inteiro) não tem noção do alcance e da utilidade da internet. E ainda diz que as emissoras tem que investir para atrair o interesse dos jovens, quando o caminho deveria ser o da integração das mídias, da educação uniforme e dos investimentos em tecnologia acessível para todos.

Eu sei, esse post foi um desabafo. Tive vontade até de começar a mobilizar internautas para entrarem em contato com o Sr. Ministro para mostrar que ele deveria conhecer um pouco mais do que fala, mas é desconcertante ver que existe um movimento crescente de pessoas trabalhando na e com a internet e isso passar despercebido pelo GOVERNO.

Só queria lembrar que, enquanto isso, no país mais ao norte, um presidente foi eleito com um apoio gigantesco obtido pela internet e por aqui, nosso ministro renega esse potencial.

domingo, 24 de maio de 2009

De tudo um pouco

Não escrevo artigos de minha autoria para vocês desde o dia 12 de maio. Espero que eu ganhe um desconto já que estou no final do meu último período de matérias da faculdade (Enfim!) e ainda estou me programando para tirar férias na semana que vem. Desconto pode ser dado, mas não existem motivos para abandonar o blog e eu nem pretendo fazer isso.

Nos últimos dias tenho consumido a internet com parcimônia. Não deixei de ver nada, mas como sou muito metódica (eu faço listas dos sites e textos que pretendo ler para não esquecer nenhum), acabo querendo assimilar tudo o que aparece, não só por interesse pessoal, mas também para analisar o que é pertinente ou não para mim e para o Trainee 2010. Isso se tornou uma terceira atividade na minha rotina e ter três atividades por dia (estágio-facul-internet) não é lá muito saudável. Entre as 8745745 tarefas que os Gen Y executam, uma delas tem que ser "fazer nada" (ou se distrair de alguma forma das obrigações). Ah! O Trainee2010 é uma obrigação que eu tenho muito prazer em realizar.

Estive pensando em escrever sobre os recrutamentos pela internet, que finalmente foram institucionalizados por diversas consultorias, mas já tem muita gente falando disso e para não ser repetitiva e acabar escrevendo um texto que não agrega nada ao que já foi dito, vou colocar para vocês os links mais interessantes sobre esse e outros assuntos, com os devidos comentários, claro! No final das contas, ler e comentar todo o material desse post deu até mais trabalho do que simplesmente escrever um artigo sobre um único tema.

Globo Online - matéria 1 - matéria 2: dois textos recentes que falam exatamente sobre formas de usar as mídias sociais como ferramentas para conseguir empregos. Cita casos de sucesso e depoimentos de profissionais de consultorias que tem usado esses meios.

10 passos para uma marca pessoal de sucesso: excelente! Muito objetiva e com um slideshow bem feito sobre como se colocar na mídia e na internet. Ótima matéria para grandes executivos e futuros profissionais.

Limites para a Geração Y: aquela velha história de que não estamos acostumados a lidar com proibições de acesso a sites, redes sociais, instant messengers e celulares no ambiente corporativo. É sempre bom lembrar o que pensam de nós para saber como agir.

Queremos atenção!: Com toda essa conjuntura de imagem online, todos querem aparecer. Não de maneira ruim, mas se destacar. Esse texto fala exatamente sobre isso e das formas que vocês pode conseguir atenção, desde participar de discussões pertinentes até pagando por um anúncio. Com as devidas consequências de cada situação.

Guia para os Baby Boomers se comunicarem com as outras gerações
: Além de ser importante saber o que pensam de nós, esse texto traz as percepções da Geração X e Y sobre diferentes temas. De agosto do ano passado.

Método para conquistar a vaga: Vídeo para descontrair no meio de tanto conteúdo! =)

Os jovens e a primeira crise: Ainda não falei sobre a crise aqui, mas essa matéria é um grande começo e ainda tem dicas para a carreira dos jovens profissionais nesse momento.

Como se preparar para uma entrevista: Matéria com Roberto Caldeira, autor do livro "O Segredo do Entrevistador", com dicas importantes do que os recrutadores buscam nos candidatos.

Inteligência emocional: Esse texto fala sobe aspectos importantes da inteligência emocional que podem favorecer a sua contratação, bons relacionamentos, crescimento pessoal e a aplicação disso tudo na sua carreira.

Comunicação no trabalho: Reportagem de capa da última VOCÊ SA sobre a comunicação organizacional. Excelente! (Ok, sou suspeita, esse é o tema da minha monografia).

Não vou mentir, tem muito mais material que eu poderia colocar aqui, mas sempre lembrando aquele velho post, agora é com vocês.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cancelamento da ExpoCarreira 2009 - RJ

Lembram que nesse post eu falei sobre a ExpoCarreira 2009 que ia acontecer no Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de maio? Recebi hoje por e-mail a notícia de que o evento foi cancelado.

Vejam as justificativas e informações do que vai acontecer:

"MUDANÇAS NA EXPOCARREIRA RJ 2009

Muitas empresas reorganizam-se neste momento devido às mudanças na economia mundial. Desta forma, a ExpoCarreira Rio de Janeiro em 2009, adequou-se para que o candidato pudesse participar ativamente dos processos de seleção das empresas através de um Tour Digital, que acontecerá nos dias do evento em São Paulo.

O QUE MUDOU:
A Feira Será somente Online – A ExpoCarreira Rio de Janeiro 2009 acontecerá no ambiente da internet. A feira presencial acontecerá em São Paulo.Data – 11 e 12 de Setembro de 2009.

Congresso com Transmissão Online – Todos os estudantes cadastrados do Rio de Janeiro que responderem às Avaliações Online poderão assistir, pelo site do evento, aos Congressos que acontecerão em São Paulo.

O QUE NÃO MUDOU:
Empresas Participantes – Os expositores estarão na feira presencial, mas também divulgarão seus programas de Trainee e Estágio no site da ExpoCarreira.

Vagas – As vagas ficarão disponíveis para serem consultadas pelos estudantes.

Avaliações Online – Responda, assim você poderá mostrar todo o seu potencial e conhecimento, expondo todo o seu talento para as empresas participantes.

Prêmios – Os dois primeiros colocados nas "Avaliações Online" serão premiados com passagens aéreas para Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile."

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Programa Generation Philips 2009

Philips
Inscrições até 9 de junho, aqui. (Na parte inferior central da página tem um link "clique aqui".)

ATENÇÃO: Esse programa se destina a profissionais formados até julho de 2007, ou seja, tenham se formado a pelo menos 2 anos. Preferencialmente com alguma experiência profissional (não estágio).

Cursos: Todas as áreas de formação serão consideradas.

Local: Vagas para São Paulo, com possibilidade de mudança no futuro.

Áreas de atuação: Maketing e Vendas, Supply-chain e Operações, Finanças e Recursos Humanos.

Requisitos: Inglês fluente. Espanhol e pós-graduação desejáveis.

Outras informações, aqui.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Processo Módulo

Módulo
Inscrições aqui: clique em "Cadastre seu currículo" dentro de Trabalhe Conosco na lateral esquerda da página. Uma outra janela vai abrir, clique em "Conheça as nossas vagas".
Outras informações, aqui.

Cursos: estudantes no último ano ou com até dois anos de formados nos cursos de Engenharia, Informática e Tecnologia.

Áreas de atuação: 40 vagas distribuídas por todas as áreas da empresa, com maior destaque para desenvolvimento, projetos e TI.

Local: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Requisitos: é preciso ter fluência em inglês e/ou espanhol, domínio do pacote Office e experiência (profissional, estágio ou iniciação científica).

Etapas: análise de currículo, provas técnicas e entrevistas.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Processo Águas de Niterói

Águas de Niterói
Inscrições até 15 de maio, aqui. (FALTAM 2 DIAS!)

Segundo esse site, são 7 vagas.

Cursos: graduados ou pós-graduados que se formaram há até dois anos nas áreas de Administração, Economia, Engenharia (Ambiental, Civil, Produção ou Química), ou Pós-Graduados em Engenharia Sanitária.

O programa tem duração de 12 meses, e é preciso ter disponibilidade de horário, mobilidade para mudar de cidade dentro do Estado do Rio de Janeiro e domínio de recursos de informática.

Salário inicial: R$ 3.200,00

terça-feira, 12 de maio de 2009

De volta às Gerações

Lendo um pouco do que a internet nos oferece fica claro que um dos grandes assuntos do momento no mundo corporativo é a relação entre as Gerações. Tem os que falam bem, os que falam mal, os que falam em integração e até os que detestam essa mistura. Independentemente de qual seja a sua posição, uma coisa é certa: para se dar bem no mercado de trabalho é necessário entender todas as gerações e a melhor forma de lidar com as diferenças.

Hoje li um texto da Eline Kullock, do blog Foco em Gerações, que muito me inspirou, já que tocou em um assunto pouco falado: máscaras profissionais.

Se você trabalha em empresa provavelmente já conhece bem, mas qualquer um que tenha usado roupa social para uma entrevista, pensando no quanto gostaria de estar de All Star já é iniciado no assunto, mas a questão vai além. A roupa é só o começo.

Vejam esse trecho:

A Geração Y também quer se sentir participante e não expectadora (...)Porque a empresa é uma extensão de sua vida. Porque ele não diferencia suavida “intra-muros-organizacionais” e vida privada. Ele quer uma vida só.Verdadeira. Integrada. Sem vestir tantas máscaras.”

Dividir nossa vida em duas partes como diz o texto é possível - nós nos adaptamos facilmente -, mas não é o desejável. Gostamos de ser originais e ao entrar em um ambiente de trabalho cheio de máscaras e poses, ficamos procurando as pessoas reais, já que estamos acostumados a isso. Saímos do ambiente da escola e da universidade onde sempre houve cumplicidade, mesmo que com poucas pessoas. Falamos de igual pra igual com quem quer que seja, não por sermos “marketeiros de nascença”, mas porque integração para nós, é algo natural. Por isso vemos casos de trainees que batem na porta dos diretores para mostrar projetos e os mais velhos ficam escandalizados.

Uma vez me disseram uma expressão fabulosa: “fantasia de trabalho”. Adorei! Vocês já notaram como as pessoas são diferentes quando despidas desse traje? E o melhor: já notaram quanto o ambiente e a produtividade melhora quando existe a integração real entre as pessoas?

Quando entrei na empresa que estou hoje, eu sentia o ambiente muito formal e as pessoas tentando passar uma imagem de perfeição o tempo todo me deixavam muito distante. Comentando com minha mãe o assunto ela disse algo muito correto: “É muito mais fácil as pessoas se integrarem quando enxergam erros e defeitos nos outros. Afinal, pessoas perfeitas não precisam de mais ninguém”.

Com o tempo fui conhecendo as pessoas e comecei a me mostrar também, já que naquele ambiente inóspito eu tinha medo de ser eu mesma. Hoje, depois de 1 ano e 2 meses, tudo mudou. O rendimento da equipe continua ótimo, mas com um prazer muito maior nas nossas realizações.

Quando as pessoas respondem em pesquisas que é importante ter um bom ambiente de trabalho, talvez não se refiram a uma equipe que alcança resultados somente, mas à felicidade que é alcançar um sucesso partilhado. Voltamos à questão do trabalho em equipe que eu já comentei aqui. Além disso, existem outras questões envolvidas como confiar nas pessoas do grupo e conhecer as fraquezas e o potencial de cada um, ficando muito mais simples delegar.

Como vocês podem ver, as máscaras estão caindo e para ser respeitado não adianta ter credenciais ou um cargo alto, e sim ser acessível, partilhar e cooperar, mas isso já é assunto para outro post.

Ps: Eline, obrigada pela inspiração!

sábado, 9 de maio de 2009

Processos Tetra Pak, Constremac, XP Investimentos, Banamex, Santander e JBS Friboi

Hoje, vou colocar aqui alguns processos que começaram. Peço que vocês acessem os sites das empresas para obterem mais informações, já que alguns não são exatamente programas de trainee (tem duração menor, por exemplo), mas se adequam à data de formatura do pessoal que busca trainees.

Inscrições até 26 de maio, aqui.

Cursos: Administração, Economia e Engenharia, formados desde 06/2007 até 07/2009.

Vagas para: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife e São Paulo.

Início do Programa: julho/agosto

Inglês fluente, espanhol desejável. 


Inscrições até 7 de junho, aqui.

Cursos: Engenharias - Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção

Áreas de atuação: Engenharia de Produção, de Custos, de Planejamento e de Projetos. Todas as áreas em Obras.

Desejável inglês intermediário, Pacote Office e disponibilidade para viagens frequentes.

Se alguém souber as cidades, quantidade de vagas e outras informações, por favor, comentem que eu atualizo.


Inscrições aqui.

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção. A partir do 5º período e até 3 anos de formado.

Desejável certificado ANCOR e disponiblidade para viagens.

Se alguém souber as áreas de atuação, cidades, quantidade de vagas e outras informações, por favor, comentem que eu atualizo.



Não estranhem o próximo processo, é somente para candidatos mexicanos, mas meu amigo Google Analytics me disse que pessoas de outros países também tem acessado o Trainee2010!

Banamex - somente candidatos mexicanos
Inscrições até 17 de maio, aqui.

Cursos: Formados a partir de dezembro de 2007 até junho de 2009 em Ciências Atuariais, Administração Financeira, Economia, Finanças, Física, Engenharia elétrica, eletrônica, industrial, mecânica, mecatrônica e Química.

Vagas para a Cidade do México e início em julho de 2009. 

O site tem todas as informações possíveis, até remuneração, vale dar uma olhada.



Santander - Programa de Formação Comercial Business
Inscrições até 8 de junho, aqui.

"Esse programa tem duração de 6 meses e tem como principal objetivo oferecer formação teórica intensiva e experiências práticas on-the-job visando capacitar e maximizar o potencial do Jovem Profissional para a atuação na Área de Negócios PJ."

Cursos: Administração de Empresas, Economia, Finanças, Marketing ou áreas afins, formados desde dezembro de 2007 até julho de 2009.

Local de atuação: Rio de Janeiro


A JBS Friboi está com um programa aberto, mas como ocorre em ciclos, as datas não estão muito claras. São 50 vagas por um período de 90 dias. As informações mais precisas eu encontrei no orkut (até remuneração), mas mesmo resumindo aqui poderia ficaria confuso. Recomendo que vocês acessem a discussão, aqui.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A escolha da carreira

Escrevi um novo texto no Minha Carreira sobre fatores a serem considerados na hora de escolher a carreira e a empresa. 

O que vocês julgam ser importante para essa escolha?

domingo, 3 de maio de 2009

Leitura de final de semana

Como já comentei algumas vezes, existe muito conteúdo na internet e fora dela também. Se fosse possível colocar tudo que tenho lido e tudo que eu gostaria de ler, não faria nada mais além disso. E como já falei anteriormente, é preciso selecionar, filtrar e focar.

Para o final do feriado, alguns links interessantes e com uma leitura bem agradável:

How video games can show us how to engage Generation Y (or anyone): Para quem gosta de jogos (como eu!), especialmente videogames, esse link é perfeito. Vejam como as empresas podem transformar a experiência de trabalho em algo mais atrativo.

Cybertalentos: O Webinsider é um site muito bom, e essa matéria tem tudo a ver com o post daqui que falava sobre imagem online. Nele o autor fala das vantagens de selecionar candidatos por vídeos de Youtube e de outras possibilidades que a internet oferece para quem quer oferecer ou procurar emprego.

Why bosses hate Gen-Y: Esse texto é de 2007, mas é muito curioso. E hilário. Eles falam mal da Geração Y e é isso que o torna interessante, é sempre bom ver o outro lado da moeda. A parte engraçada fica por conta das maneiras que eles dizem que os Gen Y devem ser tratados - como se precisássemos de babás -, vide a parte em que diz: "...we have pancake lunches here all the time..."

Por curiosidade, alguns programas lá de fora: Meltwater Group, Enterprise e CIA(?!).