segunda-feira, 15 de junho de 2009

Coisas que nunca te disseram ou não tiveram coragem de dizer

Hoje estava super inspirada para escrever sobre dois assuntos: cursos e disciplina financeira, mas resolvi adiar esses textos para algo um pouco mais pertinente, aproveitando que estamos no final do primeiro semestre e a partir de julho a corrida para ser trainee fica mais intensa.

Existem certas opiniões e informações que as pessoas não costumam falar, ou porque nunca são perguntadas ou porque são chatas de dizer. Como disse acima, se a meta é ser trainee, ainda estamos em tempo de fazer mudanças de longo prazo e pode ser que as dicas abaixo sirvam exatamente para você, mas ninguém teve coragem de dizer.

Nome no SPC ou SERASA, antecedentes criminais e processos contra você podem te desclassificar
Se seu nome está sujo, corra para limpar. Depois de todas as etapas, as empresas costumam fazer uma sindicância com os candidatos aprovados e verificam esse tipo de informação. Não é regra, mas tem muita empresa que desclassifica candidatos aprovados (antes de avisar que passaram, ok?) por estarem com o nome sujo, terem antecedentes criminais e estarem sendo processados. Se você entrou com algum processo na justiça, fique tranquilo. Eles só procuram os processos que existem contra você.

A crise não é seu maior inimigo
Já vi muita gente desesperada por causa da crise, dizendo que não tem mais vagas, que perderam o emprego e não conseguem outro e que o mundo vai acabar por causa da maldita. Ok, se você perdeu seu emprego ou participou de processos que foram cancelados por causa da crise ela pode até ser um obstáculo, mas colocar a culpa na crise por tudo de mal que te acontece é exagero. Apesar da volatilidade do mercado as vagas existem sim, pessoas estão sendo contratadas e talvez seja a hora de você investir em você mesmo fazendo cursos, novos contatos e tentando ser mais otimista.

Você pode não ter o perfil empresa
Essa é a mais chata de todas. Antes queria dizer que estou escrevendo isso genericamente, ou seja, pode servir para qualquer um ou para ninguém.
Algumas pessoas tem todos os requisitos que as empresas exigem e até mais. São competentes, tem ótima formação, cursos, línguas, boa desenvoltura, interesse e bla bla bla, mas nunca passam em nenhum processo. Ou pior, sempre chegam na entrevistas finais, mas não passam. Pode ser azar? Claro! Ou não. Simplesmente você pode não ter o perfil das empresas tradicionais e é realmente complicado chegar a essa conclusão.
Se é o seu caso, não pense que é o apocalipse. Reveja suas aspirações profissionais, fuja das empresas conservadoras e procure vagas em lugares que tenham mais o seu perfil, como companhias mais informais e com outros modelos de gestão.

Um comentário:

  1. Lili,
    Este comentário não tem muito a ver com este tópico,na vedade.
    Mas gostaria de deixar uma sugestão para um futuro post...

    Hoje me deparei com uma dúvida a respeito dos níveis profissionais, Jr.,Pleno e Sênior.

    Por exemplo: quem possui experiências,entre efetivo e estágio, que somam mais de 4 anos,é considerado Jr. Ou Pleno?

    Enfim,não achei muito sobre isso na internet - autorias confiáveis! hehe - e considero importante, sobretudo para recém formados. Gostaria de ler algo sobe isso por aqui.

    Bjo,
    Patty

    ResponderExcluir