segunda-feira, 6 de abril de 2009

Selecionar, filtrar e focar.

Hoje cheguei em casa cedo e abri um arquivo do bloco de notas que deixei no desktop com links de blogs e matérias. Do trabalho também enviei para mim um e-mail com outros endereços.

Pra quem quer crescer profissionalmente, ler é igual a respirar, falar e andar, mas não dá pra respirar poluição, falar besteira e andar descalço. Selecionar é precisoÉ impressionante a quantidade de gente falando pelo mundo, não? Sobre qualquer assunto você encontra um milhão de sites, matérias, blogs, notas, comentários e etc. E sempre tem um monte de "especialistas" em "quinas arredondadas em móveis de mogno" ou "comportamento humano em situações de extrema normalidade". Por isso, coloquei uma boa música (hoje, Paul Simon) e mergulhei no emaranhado de informações da internet. 

No meio da minha jornada, resolvi adicionar informações ao layout do blog e incluí um gadget que atualiza automaticamente com notícias das palavras-chave que eu selecionar. Coloquei e tirei. Além de selecionar, é preciso filtrar.

Voltando aos sites da minha lista, achei muita coisa boa. Muitas matérias sobre assuntos pertinentes, mas notei que é um conteúdo a ser lapidado. Não dá pra ler tudo, além do mais a maioria repete o que já foi dito. Dos sites e blogs inclui dois deles na lista de blogs na lateral direita do layout. Outros são tão bons quanto, mas fogem um pouco do meu objetivo, então, assim como na monografia que você precisa definir seu objeto de estudo, a regra é a mesma: foco.

Recomendo o uso do Google Reader, ou outro que tenha as mesmas funções. Nele você cadastra seus sites preferidos e tem uma lista com as atualizações. Facilita muito.

Como um dos grandes objetivos desse blog é ser um facilitador, vou colocar sites diversos que acessei, com resumo:

Tribo do Mouse: Fala sobre carreira, rotina empresarial e assuntos afins. Os autores são 3 profissionais de informática/TI. Layout e estrutura do site nota 10. Vale a pena.

Planejamento e Gestão: Mundo corporativo, modelos de gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento profissional. Sobre o autor, clique aqui. Excelente! Entrou pra lista do Trainee2010.

Eduardo Seixas: Blog novo, com a proposta de falar sobre empreendedorismo, adm, gestão empresarial e de pessoas, mkt, comunicação e mercado de trabalho. Promete, mas poderia usar letra sem serifa, porque facilita a leitura no computador sem cansar a vista.

Trainee me up: Quando comecei a ler fiquei triste e pensei: "Poxa...já existe um blog como o meu", mas notei diferenças. Uma grande preocupação minha aqui é falar somente em processos de trainee. Nesse você encontra estágios também. Outra grande e a maior diferença é que ele começou a escrever depois de ser trainee por um ano e eu estou a quase um ano de ser trianee. Embora o autor permaneça anônimo, é fácil perceber que se trata de um homem e lendo o post de apresentação você tem dicas suficientes pra buscar no google quem é. Adicionado na lista do Trainee2010 porque tem foco e dicas valiosas, como essa e essa.

Encontrei também um monte de matérias, umas boas, outras repetitivas. Acredito que seja muito melhor vocês buscarem o que desejam, mas lembrem-se de selecionar, filtar e focar, ok?
Dica: Se não sabe por onde começar, entrem no site da Exame, por exemplo, e busquem por 'trainee' ou 'geração y'.

Agora vou aproveitar o tempo "livre" e vou ver um filme. E esse será o assunto do próximo post. Aguardem!


Update: Ainda estou tentando entender porque eu esqueci do Minha Carreira, mas vamos lá!

Minha Carreira: Geração Y, opiniões e desenvolvimento profissional. Ótimos textos e layout. Um grande diferencial que notei foi abordarem o tema carreira fora do Brasil (com entrevistas!). Como eu pretendo trabalhar no exterior, achei o máximo. Super recomendado e adicionado nos blogs do Trainee2010.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa q eu lembrei q podemos utilizar esse espaço p/ divulgar tanto p/ o pessoal, tanto p/ a galera de RH é o linkein.com tão pouco utilizado no Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Liliane,
    Adorei o blog Planejamento e Gestão. O último post (A torneira) descreve mt bem a forma com q saímos da faculdade. Mts vezes nós sabemos o q devemos fazer ou conhecemos grandes soluções, mas o problema está em como fazer e em como aplicar esses conhecimentos. O pior é q na hora de procurar um emprego, todos cobram essas experiências. O diferencial do programa de trainee eu acho q está justamente aí. Eles cobram uma base forte e uma boa formação que seja capaz de absorver td o q eles têm a passar. Assim, eles nos lapidam como as jóias q mais combinam com as suas empresas e demandas. É uma oportunidade única de nos desenvolvermos com uma estrutura organizada e q nos permita a segurança necessária para continuarmos com passos firmes e cada vez mais largos. Não desmereço os programas de estágio que desde cedo nos oferecem uma maior segurança no mundo empresarial, mas acredito q não seja na msm proporção, com raras exceções. Uma sugestão de matéria é buscar saber os programas de trainee q mais dão certo, q mais atendem às necessidades do recém-formado. Qual o formato q eles procuram seguir? Eles oferecem cursos? Q tipo de cursos? Vc já começa na sua área? Como é feito o Job Rotation? Como somos apresentados às ações práticas? Será que não nos sentiremos um peso nessa fase de treinamento, enquanto um equipe inteira luta contra o tempo? Além disso eu tenho observado mts funcionários de grandes empresas indignados com os trainees, pois eles já chegam ganhando um salário bem maior que a maioria, que mts vezes possui "anos de casa". É uma série de questões q temos p/ pesquisar e discutir!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili,

    Obrigado pela referência e pelos comentários quanto ao Minha Carreira.

    E a proposta que enviei pelo Twitter? Recebeu?

    Estamos aguardando seu contato.

    Parabéns pelo seu blog também e por sua abordagem ao tema. Coloquei um link lá no nosso blog também.

    Um abraço.

    ResponderExcluir