sábado, 11 de abril de 2009

Picasso ou Miró?

Na semana passada, uma amiga fez a prova para a Ágora (mercado financeiro - ações). 
Inglês, Português, Raciocínio Lógico e Cultura Geral, se eu não me engano. Até então, nada de novo. Só que ela comentou uma das questões e achei que valia um post. A fala dela foi mais ou menos assim:

"Tinha uma pergunta de cultura geral que mostrava um quadro e perguntava quem era o pintor: Picasso e mais outros dois que eu não me lembro..."

Falamos tanto sobre mercado, carreira, postura e desenvolvimento profissional, informações úteis, foco e etc, que passamos batidos na tal 'cultura geral', que deve ter aparecido para a maioria de nós na época do vestibular, quando os professores nos mandavam ler jornal todos os dias. Porém, a cultura geral a que me refiro é um pouco mais abrangente e não se refere a provas de processos seletivos, tem a ver com qualidade de vida e de relacionamentos.


Qualidade de relacionamentos:
Todos vocês já sabem que ter uma boa rede de relacionamentos é importante, e ter qualidade nesse networking é fundamental. Não adianta conhecer 34297987 pessoas se elas nada acrescentam e é aqui que a cultura geral entra como um grande diferencial. Falar sobre carreira e os assuntos que estamos acostumados a tratar aqui é básico e até mesmo fácil se você está antenado com o que acontece no mundo, mas ser uma boa compania para um papo informal demanda outros esforços, e pode ser MUITO prazeroso e útil.

Saber se relacionar é uma arte, alguns tem aptidão, outros não, mas nada que não possa ser contornado, e aqui entra em prática a cultura geral. Saber falar de assuntos não-profissionais, mas que sejam interessantes, pode abrir portas não esperadas, pelo simples fato de que isso se tornar um diferencial. Imagine, vc e outro candidato concorrendo a uma vaga e vão para a entrevista final, ambos são extremamente capacitados. Na sua entrevista você fala com desenvoltura, mostra interesse, vontade de aprender, está impecavelmente vestido e corre tudo bem. Na entrevista do concorrente ocorre o mesmo, porém, o que era inicialmente uma entrevista, se torna um bate-papo, e o candidato consegue expressar as mesmas qualidades que você só que de um jeito mais cativante, e mostra ter interesses em assuntos não ligados ao trabalho mas que fortalecem a relação com o entrevistador (que pode ser o futuro gestor).

Esse tipo de situação já ocorreu comigo e me pareceu extremamente positiva. No meio de uma entrevista comentei que costumava viajar para Minas Gerais (utilizem a apresentação pessoal para abrirem essas brechas) e por sorte, quem me entrevistava também adorava Minas e isso gerou empatia entre nós. Essa "entrevistadora" se tornou minha gestora por quase um ano.

Muito importante: em uma entrevista, não deixe que a informalidade tome conta. Leve a conversa para um ponto que enalteça suas características extra profissionais e não passe disso.

Além de processos seletivos, sua cultura geral pode ser favorável no ambiente de trabalho, para melhorar o relacionamento com áreas da empresa que você não tem contato direto e para facilitar a aproximação com pessoas que você admira ou vê como importantes para seu desenvolvimento profissional.


Qualidade de vida:
Depois de toda a complexidade de usar a cultura geral como um diferencial no mercado de trabalho, falar sobre esse tema como qualidade de vida é até engraçado de tão fácil. Invista no que te faz bem. Não abandone hobbys, matricule-se em aulas do seu interesse pessoal e curta as atividades que te dão prazer! Antes de sermos profissionais, trainees, gerentes, diretores ou donos de empresa, somos humanos, e como tal temos necessidade de rir, se divertir, relaxar e fazer o que gostamos. Ter essas atividades em paralelo com a vida profissional faz bem até pra saúde, física e principalmente mental. Nada como falar sobre esse assunto no meio de um feriado, né?
Vocês vão perceber que, tendo um espaço na agenda para as atividades que você gosta e que fogem da rotina profissional, você vai criar naturalmente cultura geral e assunto para se relacionar cada vez melhor com os outros e com vocês mesmos.


Como buscar cultura geral para melhorar minha qualidade de vida e de relacionamentos?

Livros e revistas: Espero que tenham notado que não citei jornais nesse tópico. Os livros e revistas a que me refiro são aqueles que fazem o tempo passar e podem, ao mesmo tempo, informar. Leiam ficções, best-sellers ou o "livrinho que está na moda" para saber porque todo mundo fala dele, mesmo que seja o hit adolescente do momento: Crepúsculo (a filha do seu chefe certamente tem um poster do Edward no quarto). Procurem revistas como a Superinteressante, Viagem e Turismo e outras que vocês jamais comprariam. Ah! E façam palavras-cruzadas.

Cursos: Não tenham medo de se matricular em dança indiana. Está na moda e tem um monte de gente com vontade, mas que morre de vergonha. Além desse, qualquer outro curso pode acrescentar muito na sua formação e até descobrir uma nova vocação. E ainda vai conhecer novas pessoas, ter ótimos momentos, aprender uma nova atividade, desligar a cabeça da rotina e ter boas histórias pra contar toda semana no trabalho.
Lembro de uma pessoa (com cerca de 30 anos) que resolveu fazer patinação. Ela tinha aula todo sábado para aprender a andar de patins no calçadão da praia. Sempre que ela comentava das aulas toda a área ria. E pela coragem dela, não havia ninguém que achasse ridículo.

Esportes: Aqui vale quase tudo. Esportes fazem bem pro corpo e pra cabeça, e fazer atividade física faz bem até pro humor. Nesse caso é preciso ter um pouco de vontade, determinação e escolher o que mais tem a ver com você. Eu tenho que reler esse tópico algumas vezes porque, quem trabalha em escritório/empresa, está muito exposto ao famoso sedentarismo.

Viagens: Esse é meu favorito. Viajar é sempre muito valioso. Conhecer caminhos, lugares, pessoas, estilos de vida e histórias não tem preço. É um banho de cultura geral, mesmo que você não saia do seu estado. Vale a pena investir nisso, porque o retorno é pra sempre.

Exposições/Museus: Você foi a algum evento dessa natureza nos últimos 3 meses? Se a resposta foi 'não' eu acredito que talvez seja porque é muito mais fácil ir no cinema, sair com amigos, viajar ou ir no show do U2, mas arte - definida como forma de expressão - é tão importante como qualquer outro evento social. As grandes mudanças da sociedade vieram acompanhadas por movimentos culturais, quase sempre vanguardistas. Acompanhar o que está acontecendo na internet é tão importante quanto visitar museus históricos e tecnológicos. E se você está imaginando apenas pinturas renascentistas ou arte abstrata, está por fora. Mês passado eu fui na FILE 09 no Oi Futuro e achei o máximo a interação com as novas tecnologias. Recomendo!
Não estou dizendo que todas as exposições e museus são ótimos, mas com certeza você vai se surpreender, vai aprender e principalmente: vai aguçar seu senso crítico.

Eu poderia citar muitas outras fontes de cultura geral, desde o cinema, passando pela internet e até as histórias do seu avô, mas o importante é que vocês busquem as fontes que os interessam, saibam usar a seu favor e enriqueçam sua visão de mundo.
Só não vale usar tudo isso pra se sentir melhor que os outros que não tem os mesmos interesses, ok?

3 comentários:

  1. Adorei o post! Concordo com muitas coisas que você disse. Eu, por exemplo, me considero uma pessoa bem informada, mas certamente não conquistei a minha bagagem cultural sozinha. Ter bons relacionamentos conta (e muito!).

    Sobre a questão de transformar a entrevista em um bate-papo, isso também já aconteceu comigo em uma entrevista de estágio. Eu comentei que era voluntária em uma determinada ONG e o meu entrevistador, que se tornou meu chefe, também era. Bingo!

    Bem, o caminho é esse mesmo: crescer TAMBÉM naquilo que não consta no currículo!

    Boa sorte a nós, os futuros trainees!=)

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!

    Passei apenas para dizer que abriu processo de trainee na DPaschoal. Vale a pena isto estar no seu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ana Carol, obrigada!

    Vou publicar agora mesmo!

    Bjs!

    ResponderExcluir