sábado, 4 de abril de 2009

Com que roupa eu vou?

Alguns posts atrás eu disse que abordaria alguns assuntos e um deles era sobre roupas para entrevistas (dinâmicas e afins). Como hoje comprei algumas peças de "endumentária corporativa" - meu primeiro terninho! -, resolvi escrever sobre.

Para algumas profissões que lidam com imagem (Publicidade, por exemplo), essa questão é básica, mas atualmente isso serve para qualquer um. Marketing pessoal é tudo. Por mais conteúdo, competência e potencial que você tenha, não adianta aparecer maltrapilho - ninguém vai acreditar que você é bom. Isso é uma consequência da nossa cultura imagética, pós-moderna, blá blá blá... 
Sendo assim, vamos nos preparar para esse tipo de avaliação à primeira vista, em qualquer carreira que seja.

A primeira regra básica e fundamental sobre esse assunto é: TENHA BOM SENSO.
Ter bom senso já é 80% de que você não fará feio. O bom senso a que me refiro é saber se adequar à vaga e à empresa que você está se candidatando, tentando passar uma imagem profissional e, se possível, com um toque da sua personalidade.
Achar esse meio termo pode ser complicado, mas não é preciso estar perfeito(a), apenas adequado.
Por exemplo, se você só usa meias coloridas e calça xadrez (ao mesmo tempo), reavalie se uma instituição financeira é realmente o que você quer. Você vai acabar tendo que optar entre abandonar seu estilo ou buscar uma carreira que atenda às suas características.

Ah! Se você acha que não tem bom senso, procure alguém que tenha para te ajudar, ok?

A segunda regra básica: CONHEÇA A EMPRESA E A VAGA.
Você iria para uma entrevista em um grande escritório de direito, usando Havaianas? Busque informações sobre as roupas usadas no dia a dia, se tem casual day (geralmente nas sextas-feiras, algumas empresas permitem o uso de jeans e roupas mais informais) e use novamente o bom senso para entender que tipo de perfil eles buscam.

A terceira regra básica: SINTA-SE BEM.
Imaginem se o nosso amigo das meias e da calça xadrez se coça inteiro quando usa terno e gravata? Não adianta nada você estar perfeito se tudo te incomoda. Você não vai se sentir confortável e isso pode até atrapalhar seu rendimento. Fora que, ser obrigado a usar roupas incômodas todos os dias será um martírio.

Algumas dicas para cada etapa:

ROUPA DE PROVA:
Sem muita pressão, mas não chame a atenção.
Normalmente as provas são feitas por muitos candidatos juntos e não é feita uma avaliação profunda da vestimenta. Pode ser que um jeans seja adequado, mas procure saber previamente. Se a prova for feita em uma sala pequena, com poucos candidatos, pode ser que eles façam anotações sobre a primeira impressão. 
Não use roupas muito chamativas. Por mais informal que seja, você estará entre muitos outros candidatos e ser notado de forma negativa não é legal.

ROUPA DE DINÂMICA:
Essa é crucial.
O que acontece nas dinâmicas? Você é colocado à prova, ao lado de outros bons candidados, que já passaram por provas ou outros tipos de triagem, e precisa se destacar. Um dos grandes desafios aqui é o parâmetro: inevitavelmente você será julgado em comparação com as outras pessoas da sua dinâmica, mesmo porque, são pessoas da mesma área, com perfis semelhantes e brigando pelas mesmas vagas.
A imagem aqui é super importante, você precisa atender à segunda regra básica e estar adequado aos padrões da empresa. Além disso, para se destacar, deve passar uma imagem bemsucedida, competente e que seja condizente com seu talento e com tudo que você vai falar.
Não adianta uma imagem impecável se você não tem conteúdo, na dinâmica, as máscaram caem.
Bom senso, adequação e um toque da sua personalidade (se couber!) são a fórmula para se vestir bem.

Vou contar uma experiência minha.
Em uma dinâmica que participei para uma empresa financeira, haviam candidatos de publicidade, jornalismo, psicologia e duas pessoas de cinema, uma moça e um rapaz.
Na vez da moça se apresentar, ela foi impecável. Falou bem, mostrou interesse, desenvoltura e experiência. Já o rapaz não se saiu muito bem, era tímido e quase não falou, então a entrevistadora disse que pessoas de cinema estão mais acostumadas à sets de filmagem e não tem muita rotina e perguntou sobre essa mudança, já que ele estava se candidatando para uma vaga com horário, rotina, escritório e etc. O rapaz não soube responder, mas a moça, obviamente, tomou as dores e replicou brilhantemente, explicando que esse estereótipo de cinema é errado, que os cineastas e produtores passam muito mais tempo na pré-produção fazendo pesquisas e projetos do que em sets como ela falou. Isso foi apenas um resumo, já que ela realmente mandou muito bem.
Resultado: ela não passou na dinâmica. Não por ter replicado a pessoa da consultoria, ela até foi bastante educada e didática, mas porque, mesmo com todos os argumentos, ela estava de calça jeans, all star, uma camiseta e uma blusa social aberta por cima.

ROUPA DE ENTREVISTA INDIVIDUAL:
Tudo o que foi dito antes e um pouco de sorte.
Você já entendeu o pefil da empresa e da vaga, teve bom senso nas outras etapas e agora vai ficar cara a cara com seu futuro gestor ou o profissional de RH, o que fazer? Tentar ser mais impecável do que na dinâmica. 
"Na dinâmica eu já tive que estar perfeito, tinham outros candidatos, porque tanta exigência?" Pelo seguinte, além de atender aos padrões da empresa, você será avaliado profundamente em cada detalhe: unhas, cabelo, sapato, pele, manias, odor, postura, higiene, barba, dentes e outros. Pode parecer meio cruel, mas ainda não temos processos feitos por robôs, então lembre-se que o ser humano nota esse tipo de coisa, principalmente em uma avaliação profissional.
Além disso, temos os fatores empatia e critérios subjetivos. É aqui que entra a sorte.
A pessoa tem que ir com a sua cara e estar de bom humor. Imagina se o entrevistador está com dor de barriga? Ou então se ele tem um trauma de infância com argolas e seu brinco é de argola?

Enfim, como você notaram, a imagem é um campo complicado, mas seguindo as três regras do início no post, todos podem se dar bem.

REGRAS GERAIS
Meninos: Cuidado com a altura da gravata e estampas bem humoradas, calças e mangas curtas ou grandes demais, com a combinação de cores de calça-meia-sapato (tem algo que diz como essas cores devem ser combinadas, mas eu não sei ao certo, me perdoem!), barba e cabelo.

Meninas: Cuidado com decotes ousados, salto agulha, estampas muito chamativas, alça de soutien aparecendo, maquiagem exagerada, unhas malfeitas e saias curtas.

UM TOQUE DE PERSONALIDADE
Essa dica é bastante útil para as dinâmicas e pode ser usada em entrevistas individuais (cuidado com os critérios subjetivos!). Todo mundo impecável e adequado, o que fazer para se destacar? Depois de pesquisar sobre a empresa, acrescente no seu visual um toque da sua personalidade. Algum detalhe, discreto de preferência, que mostre alguma característica sua. Pode ser um item pequeno e bem humorado (chaveiro de carro, por exemplo), um broche moderno que componha bem com a roupa ou até mesmo uma gravata que dê um destaque no visual.

Como falei no começo do post, comprei algumas coisas hoje:


Esse modelo é discreto, mas bem feminino. Pode ser usado em praticamente qualquer ocasião.


Já esse tem um toque da minha personalidade, adoro coisas coloridas! Embora o forro interno não apareça, ele é quadriculado e tem uma estampa diferente. Antes de usar esse modelo, preciso combiná-lo com uma roupa bastante discreta e saber se não será malvisto pela empresa.

7 comentários:

  1. Lili,o site está muito legal, com matérias realmente interessantes para quem pretende concorrer às vagas de trainee. Parabéns e fique certa de que visitarei mais vezes esse blog. Beijos, Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Já via cada absurdo em dinâmicas, pessoas vestidas totalmente fora de um contexto ... e uma vez, fiquei tão intrigada que fui até um garota (que estava vestida com calça jeans desfiada na barra, blusinha branca de alcinha e rasteirinha) questionar sutilmente o pq dela estar vestida diferentemente de todos, uma vez que era uma dinâmica para uma multinacional. E ela me respondeu que se tratava do seu estilo e que ela não iria mudar de forma alguma, teriam que aceitá-la pelos seus pontos fortes. Resultado: NÃO passou na dinâmica claro! Você usou as palavras-chaves: Bom Senso.

    ResponderExcluir
  3. Mt boa idéia discutir sobre esse assunto. Eu estava tentando lembrar onde eu li uma matéria sobre ele, mas não consegui. A matéria foi feita com nomes importantíssimos desse competitivo mercado e eles falavam sobre como as roupas e as marcas eram importantes em uma reunião ou em uma negociação. Mais q ajudar no posicionamento da sua imagem, a pessoa passa a se sentir mais segura, auxiliando na sua auto-confiança, tão importante em momentos como esses. Uma outra matéria q eu assisti em algum programa foi sobre as pessoas q trabalham em casa. Eles indicavam q elas se vistissem como se fossem p/ um escritório. Esse ato melhora a sua disposição e postura, resultando na sua produção. O mundo é capitalista e querendo ou não nós estamos inseridos nesse contexto. As imagens produzidas pelos padrões de roupas e suas marcas respondem muitas vezes pela nossa própria imagem. Só não podemos esquecer q de nada adianta um terno Armani se não soubermos manter uma postura a altura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili, adorei seu blog e saiba que visitarei mais vezes, pois é a primeira vez que me candidato a uma vaga e participo deste tipo de seleção. Pra mim, todas as dicas são importantíssimas. Ana Luiza

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei seu blog no Google e achei surpreendente o modo de como você explica. Isto tudo demonstra que você tem extrema experiência no que fala.
    Queria tirar uma dúvida a respeito do uso de barba. Você acha que barba de 3 dias (aparada) é motivo de deméritos? Mesmo a empresa sendo de moda?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  6. Oi Brasso!
    Obrigada pelo elogio =)

    Não acredito que uma barba bem feita, bem aparada seja problema. Se você costuma usar assim, vá em frente. A avaliação certamente será focada em outros aspectos, como sua postura e conteúdo.

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili!! tudo bem?

    Vou participar do meu primeiro processo seletivo para DHL em campinas!! to muito feliz!
    e tenho tantas duvidas! e uma delas é:

    Quais informaçoes voce considera relevante saber da empresa para que eu possa levar pra entrevista?
    e quanto ao ingles? o que vc acha fundamental saber?

    bjs e tudo de bom!

    ResponderExcluir